Da Comunicação Tele (J.Moreno) à informação de Campo Semântico (A. Menghetti): diferentes olhares para a mesma informação em consultoria
DOI :
https://doi.org/10.18815/sh.2018v8n13.348Mots-clés :
Informação. Comunicação. Tele. Campo semântico. Ontopsicologia.Résumé
No presente trabalho tem-se por objetivo articular o conceito desenvolvido pela Teoria Psicodramática sobre a comunicação Tele (MORENO, 1974;1987) e ampliar o conhecimento para leitura e compreensão das informações através do Campo Semântico (MENEGHETTI, 1993; 2010; 2015) proposto pela Ontopsicologia. Trata-se de uma pesquisa que se dispõe a fazer um estudo teórico e apresentar uma clarificação para o tema da comunicação/ informação em consultoria. O ponto de partida é a abordagem de Moreno (1974;1987) sobre comunicação Tele e se completa na leitura das informações de campo semântico apresentado por Meneghetti (1993; 2010; 2015). O texto propõe a compreensão, ilustrada à luz de fragmentos de um Case. Apresenta nas considerações finais, pontos relevantes do contraponto entre os autores e abre a possibilidade ao profissional, de chegar ao conhecimento das causas, através do conhecimento de Campo Semântico.Références
BUSTOS, D. M. O teste sociométrico. São Paulo: Brasiliense, 1979.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4 ed. São Paulo: Atlas. 2002.
MORENO, J. L. Psicoterapia de grupo e Psicodrama: introdução à teoria e à práxis. São Paulo: Mestre Jou, 1974.
MORENO, J. L. Psicodrama. São Paulo: Cultrix, 1987.
MENEGHETTI, A. Campo Semântico. Porto Alegre: ABO, 1993.
MENEGHETTI, A. La Cinelogia, Cinema e inconscio. Roma: Psicológia Editrice, 2000.
MENEGHETTI, A. Manual de melolística. Recanto Maestro: Ontopsicologia Editrice, 2005a.
MENEGHETTI, Antonio. Pedagogia Ontopsicológica. Conferência proferida no Recanto Maestro, 31 de dezembro de 2005 (Informação verbal de curso) (2005b).
MENEGHETTI, A. Cinco Lições de Ontopsicologia. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editrice, 2005c.
MENEGHETTI, A. A psicossomática na ótica ontopsicológica. Recanto Maestro: Ontopsicológica Ed. 2005d.
MENEGHETTI, A. Ontopsicologia Clínica. Recanto Maestro: Ontopsicologica Ed. 2005e.
MENEGHETTI, A. Imagem alfabeto da energia. 4 ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editrice, 2006.
MENEGHETTI, A. Manual de Ontopsicologia. 4 ed. Recanto Maestro, RS: Ontopsicológica Editora Universitária, 2010.
MENEGHETTI, A. O Projeto Homem. 3 ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2011.
MENEGHETTI, A. Dicionario di Ontopsicologia. 2 ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2012.
MENEGHETTI, A. Genoma Ôntico. 3. ed. Recanto Maestro, RS: Ontopsicológica Editora Universitária, 2013.
MENEGHETTI, A. Campo Semântico. 4. ed. Recanto Maestro, RS: Ontopsicológica Editora Universitária, 2015.
MENEGHETTI, A. O Residence Ontopsicológico: práxis e filosofia existencial. 4 ed. Recanto Maestro, São João do Polêsine, RS: Ontopsicológica Editora universitária. 2016.
MORENO, J. L. Psicoterapia de grupo e Psicodrama. São Paulo: Mestre Jou, 1974.
PERAZZO, S. Ainda e sempre Psicodrama. São Paulo: Agora, 1994
PETRY, A. M. A nova abordagem do complexo de édipo. 124 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Faculdade de Psicologia. Universidade Estatal de São Petersburgo, Rússia, 2003.
SCHUTZENBERGER, A. Meus Antepassados: vínculo transgeracionais, segredos de família, síndrome de aniversário e prática do genossocigrama. São Paulo: Paullus, 1997.
SPANHOL, C. I. D. Significados e sentidos da formação continuada, segundo o método ontopsicológico: um estudo com professores do Ensino Superior. 2013. 225f. Tese (Doutorado em Educação). Universidad del Mar, Viña del Mar, Cl, 2013. Revalidada pela UFSCar, 2015.
SPANHOL, C. I. D. Narrativa autobiográfica: a escolha otimal, mediada pela percepção organísmica. In: FUNDAÇÃO ANTONIO MENEGHETTI (Org.) Ontopsicologia: ciência interdisciplinar, Vol. III. Recanto Maestro, São João do Polêsine, RS: Fundação Antonio Meneghetti, 2017.
VIDOR, A. Fenomenologia e Ontopsicologia: de Husserl a Meneghetti. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2013.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.(Veja Política de Acesso Livre).