Avaliação da percepção e impactos da utilização de pressupostos metodológicos da FOIL na formação de lideranças <BR>Evaluate the perception and impact of the use of FOIL’s methodological FOIL in leadership training

Autores

  • Márcio Luis Miorelli Faculdade Antonio Meneghetti (AMF).
  • Adriane Maria Moro Mendes Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

DOI:

https://doi.org/10.18815/sh.2013v3n4.41

Palavras-chave:

Liderança. Ontopsicologia. Organização.

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada com um grupo de líderes, composta por sete pessoas, todas com funções de liderança a nível estratégico, tático e operacional, atuando em uma empresa de tecnologia de informação (TI), focada em projetos de desenvolvimento de softwares. O problema da pesquisa foi identificar qual a percepção das lideranças quando são capacitadas em pressupostos metodológicos da FOIL (Formação Ontopsicológica Interdisciplinar Liderística), e se existe receptividade para evoluir em um desenvolvimento pessoal e organizacional. O objetivo da pesquisa foi realizar uma avaliação da percepção de aplicabilidade de pressupostos conceituais da FOIL na atividade cotidiana de lideranças. A pesquisa foi realizada no final de 2010 e no primeiro semestre de 2011, período no qual se utilizou a seguinte metodologia: a) a capacitação do grupo de liderança abordando quatro pressupostos da FOIL, que foram: Saber servir e amar o próprio jogo; a Arte de Delegar; a Autossabotagem e a Psicologia da Genitura; b) o acompanhamento das atividades e ações do grupo no seu dia-a-dia; e, c) a apuração e análise dos resultados através de um questionário de avaliação, submetido ao grupo de liderança. A novidade da pesquisa reside na identificação de que o grupo de liderança percebe que os conhecimentos adquiridos são fundamentais para melhorar o seu desempenho podendo contribuir para o cumprimento dos objetivos organizacionais. Desta forma, os resultados desta pesquisa indicam que os pressupostos metodológicos estudados e aplicados pelo grupo de liderança ampliam a capacidade do líder. Com a ampliação de sua capacidade, por consequência evoluem no desenvolvimento de seu trabalho e de suas relações. Assim, com o contínuo aperfeiçoamento dos pressupostos e a inclusão de outros pontos também importantes para a formação do líder, teremos resultados evidentes na organização.

Biografia do Autor

Adriane Maria Moro Mendes, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Graduação em Farmácia e Bioquimica (UFSC) e em Psicologia (UNISUL); Especialização em  Psicologia com abordagem em Ontopsicologia (UESP); Doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento (UFSC). Professora Adjunta da Universidade Federal de Santa Catarina e  professora convidada da graduação e pós-graduaçãoda Faculdade Antonio Meneghetti (AMF).

Downloads

Publicado

2013-03-23

Como Citar

Miorelli, M. L., & Mendes, A. M. M. (2013). Avaliação da percepção e impactos da utilização de pressupostos metodológicos da FOIL na formação de lideranças <BR>Evaluate the perception and impact of the use of FOIL’s methodological FOIL in leadership training. Saber Humano: Revista Científica Da Faculdade Antonio Meneghetti, 3(4), 70–91. https://doi.org/10.18815/sh.2013v3n4.41

Edição

Seção

Artigo