A AUTORREALIZAÇÃO COMO DIREITO-DEVER PARA O DESENVOLVIMENTO DO SER HUMANO EM SOCIEDADE: A EXPERIÊNCIA DA DISCIPLINA INTERNACIONAL AMF E UNITAR EM HAIA
DOI :
https://doi.org/10.18815/sh.2022v12n21.550Résumé
A partir da abordagem da formação responsável de jovens lideranças proporcionada pela Antonio Meneghetti Faculdade, esta pesquisa discorre sobre a importância dos deveres do ser humano em relação aos seus direitos. Um indivíduo que tem a consciência prática dos seus direitos e deveres é capaz de atingir a própria realização e, com isso, desenvolver-se socialmente nos mais diversos cenários, inclusive internacionais. Este trabalho de desenvolvimento teórico inicia com a apresentação das Nações Unidas e a Declaração Universal dos Direitos Humanos, como uma busca dos seus países-membros por garantias fundamentais a todo ser humano. Na sequência abordada a dimensão dos Direitos e Deveres Humanos a partir das contribuições da Ontopsicologia. Por fim, o critério ético do humano é resgatado para a refundação do direito e seus códigos em premissas humanistas, de preceitos universais da ONU às diferentes adaptações sociais de cada cultura e nação. O resultado, a partir da experiência internacional dos alunos da AMF em Haia, iniciado no Meeting “Pessoa e Sociedade” e continuado na disciplina internacional realizada em parceria com a UNITAR “World Leaders:habilidades e competências profissionais para uma nova geração internacional”, é que o direito-dever à autorrealização pode ser a garantia do desenvolvimento do ser humano em sociedade.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.(Veja Política de Acesso Livre).