Demarcações Epistemológicas: a Fronteira entre Ciência e Metafísica na Obra de Karl Popper
DOI :
https://doi.org/10.18815/sh.2024v14n24.693Mots-clés :
Epistemologia, Filosofia da Ciência, MetafísicaRésumé
Este artigo apresenta uma análise e descrição das deliberações de Karl Popper para a demarcação epistemológica entre ciência e metafísica, com foco particular sobre a relevância metodológica do seu princípio de falseabilidade. Popper defendeu que uma teoria deve ser considerada científica apenas se for passível de refutação por meio de testes empíricos. Este critério sugere que a capacidade de um sistema teórico ser empiricamente testado e contestado tem um caráter fundamental para garantir a objetividade do conhecimento científico. Sendo assim, com base em uma metodologia multilateral que combina revisão bibliográfica, leitura aproximada e escrita criativa, o presente trabalho tem por finalidade investigar e evidenciar os critérios epistemológicos que permeiam o conjunto das ideias hipotético-dedutivas de Karl Popper. Em poucas palavras, o resultado idealizado nesta aventura conceitual consiste na demonstração teórico/empírica das importantes contribuições do pensador contemporâneo à filosofia da ciência.
Références
CHALMERS, A. F. O que é Ciência afinal? Trad. Raul Filker. São Paulo: Editora Brasiliense, 1993.
D’ALMEIDA, P. A. C. Repensando o Falsificacionismo de Karl Popper. Revista Lumen, São Paulo, UNIFAI, v. 5, n. 9, p. 1-13, 2020.
DIAS, E. A. O Papel dos Programas de Investigação Metafísica no Avanço da Ciência no Pensamento de Popper. Revista Disputatio, Madrid, Universidad de Salamanca, v. 12, n. 24, p. 205-225, 2023.
KÖCHE, J. C. Fundamentos de Metodologia Científica: Teoria da Ciência e Iniciação à Pesquisa. Petrópolis: Vozes, 2011.
KROHL, D. R. A Lógica Dedutiva de Karl Popper como Suporte para o Ensino de Ciências. Revista Tear, Santa Catarina, IFSC, v. 11, n. 1, p. 1-12, 2022.
LAKATOS, I.; MUSGRAVE, A. (Orgs.). A Crítica e o Desenvolvimento do Conhecimento. Trad. Octavio Mendes Cajado. São Paulo: Cultrix/EDUSP, 1979.
LAKATOS, I. O Falseamento e a Metodologia dos Programas de Pesquisa Científica. In: LAKATOS, I.; MUSGRAVE, A. (Orgs.). In: A Crítica e o Desenvolvimento do Conhecimento. Trad. Octavio Mendes Cajado. São Paulo: Cultrix/EDUSP, 1979.
MOREIRA FILHO, A. O Problema do Progresso da Ciência em Karl Popper. 2014. 110 p. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Programa de Pós-Graduação em Filosofia, Centro de Ciências Humanas, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2014.
PARMEGGIANI, R. P. M. O Problema da Demarcação Científica e o Status da Metafísica no Racionalismo Crítico de Popper. Revista Kinesis, Marília, UNESP, v. 25, n. 39, p. 320-341, 2023.
PENHA, P. S. A Lógica da Pesquisa Científica de Karl Popper: a Falseabilidade como Critério de Demarcação Científica. Revista Ideação, Feira de Santana, UEFS, v. 1, n. 46, p. 373-383, 2022.
PEREIRA, J. C. R. O Realismo como Pressuposto Metafísico na Filosofia da Ciência de Karl Popper. Revista Theoria, Pouso Alegre, FCPA, v. 3, n. 8, p. 9-34, 2011.
POPPER, K. R. A Lógica da Pesquisa Científica. Trad. Leonidas Hegenberg e Octanny Silveira da Mota. São Paulo: Editora Cultrix, 1972.
SCHORN, R. A Coemergência do “Eu”, do Cosmo e do Conhecimento. Revista Princípios, Natal, UFRN, v. 18, n. 30, p. 253-270, jul./dez., 2011.
Téléchargements
Publié-e
Versions
- 2024-06-18 (2)
- 2024-06-11 (1)
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Jan Clefferson Costa de Freitas 2024
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.(Veja Política de Acesso Livre).