A secularização no pensamento de Gianni Vattimo
DOI :
https://doi.org/10.18815/sh.v14i25.732Mots-clés :
secularização, Modernidade, religião, kénosis, VattimoRésumé
Este artigo tem como objetivo principal apresentar a concepção de secularização a partir da filosofia de Gianni Vattimo, destacando a relação desse conceito com a religião abordada pelo autor em algumas de suas obras. Vattimo procurou fundamentar e explicitar o conceito de secularização no âmbito da mensagem revelada pelo cristianismo, mas especificamente pelo conceito de kénosis. De fato, Vattimo apresenta-nos uma visão crítica sobre a influência da religião na sociedade moderna a partir da discussão sobre a concepção de secularização. Segundo o filósofo, a modernidade e a secularização são processos inevitáveis, especificamente, na caracterização pelo valor do novo. A chave fundamental da leitura de Vattimo está relacionada à interpretação tanto na história da salvação como da história da interpretação. Para cumprir os propósitos assumidos, serão desenvolvidos dois tópicos: a) Religião, modernidade e secularização e b) A secularização e o esvaziamento de Deus.
Références
NIETZSCHE, F. Assim falou Zaratustra: um livro para todos e para ninguém. Tradução, notas e posfácio Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
NIETZSCHE, F. A gaia ciência. Tradução, notas e posfácio Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.
VATTIMO, G. Depois da cristandade: Por um cristianismo não religioso. Tradução de Cynthia Marques. Rio de Janeiro: Record, 2004.
VATTIMO, G. O fim da modernidade: Niilismo e hermenêutica na cultura pós-moderna. Tradução de Eduardo Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Renato Kirchner, Ana Carolina Ferreira Sales 2024
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.(Veja Política de Acesso Livre).