O Fator Institucional pode Afetar Valores e Comportamentos segundo a lógica Mercantilista e a Dinâmica Organizacional? Um estudo realizado sobre o Ensino Superior Privado em Administração<br>The institutional factor can affect values and behaviors according to the mercantilist logic and organizational dynamics? A study on the private higher education in management

Autori

  • Shaiane Caroline Kochhann Universidade Federal de Santa Maria/UFSM
  • Luis Adriano Rodrigues Universidade Federal de Santa Maria- UFSM
  • Ana Elizabeth Moiseichyk Universidade Federal de Santa Maria Professor Adjunto Departamento: Administração Área: Administração

DOI:

https://doi.org/10.18815/sh.2016v6n9.152

Parole chiave:

Ensino Superior Privado, Institucionalização, Mercantilização e Dinâmica Organizacional

Abstract

As mudanças organizacionais vêm intrigando institucionalistas e gerando a necessidade pela busca do entendimento aos desafios enfrentados pelo mundo dos negócios. É neste sentido, que, frente a um mercado cada vez mais competitivo e em constante crescimento, surge a necessidade das universidades privadas buscarem aprimorar seus métodos de ensino, bem como, se adequarem as exigências voltadas aos seus clientes e ao mercado. O método possui caráter quantitativo exploratório. O estudo foi aplicado com 216 alunos do curso de Administração, em duas universidades privadas, localizadas no interior do Rio Grande do Sul. Partindo-se do ponto vista, de que organizações possuem uma cultura própria, na qual as mantém ativas dentro do contexto mercadológico, buscou-se responder o questionamento: Os valores, os princípios, a qualidade e as normas defendidas pelas instituições de ensino superior são condizentes com as expectativas dos discentes? Como objetivo geral, buscou-se identificar o posicionamento e a visão dos alunos frente a sua instituição de ensino, e com isto, averiguar de forma prática no que interfere os fatores institucionais. Como resultados, foi possível diagnosticar que Instituições de Ensino Superior Privado, usufruem de diversos fatores como valores, princípios, qualidade e as normas/padrões de conduta sobre seus negócios, onde o fator institucional se torna aparente, além de ser percebida como uma estratégia competitiva de mercado.

Biografia autore

Luis Adriano Rodrigues, Universidade Federal de Santa Maria- UFSM

Universidade Federal de Santa Maria
Mestrado em Administração (em andamento)
Departamento: Administração

Área: Administração

Riferimenti bibliografici

ABMES. Ensino superior privado: propostas para a educação brasileira. Brasília: Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior, s/d.

BEZERRA, Alexandre M. A Gestão no Ensino Superior: Um desafio para educadores e administradores. In: http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/a-gestao-no-ensino-superior-um-desafio-para-educadores-e-administradores/46635/. Acesso em: 27/06/ 2015.

BRESSAN, Cyndia L. Mudança Organizacional: Uma Visão Gerencial. In: http://www.fae.edu/publicacoes/pdf/art_cie/art_25.pdf. 2004. Acesso em: 20/06/2015.

DIMAGGIO, P.J.; POWELL, W.W. A gaiola de ferro revisitada: isomorfismo institucional e racionalidade coletiva nos campos organizacionais. RAE Clássicos, [S. l.], v. 45, n. 2, p. 74-89, 2005.

FERREIRA, O.; FERREIRA FILHO, H, R, F; BELTRÃO, E, P. Isomorfismo, legitimidade e mitos na dinâmica organizacional da gestão universitária: como fatores institucionais que podem atuar no processo de mudanças em uma instituição de ensino superior privada na cidade de Belém-PA. Atlante. Cuadernos de Educación y Desarrollo, abril 2014. Disponível em < http://atlante.eumed.net/gestao-universitaria/>

HANANN, Michael; FREEMAN, John. Ecologia Populacional das Organizações. Revista de Administração de Empresas, v.45, n.3, p.70-91, jul./set. 2005.

INEP-Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas. Education at a Glance: Indicadores OCDE 2012. Disponível em <http://download.inep.gov.br/acoes_internacionais/estatisti cas_educacionais/o cde/education_at_a_glance/eag2012_country_note_-_Brazil.pdf.> Acesso em: 01. Jun. 2015.

MACHADO-DA-SILVA, C. L.; FONSECA, V. S.; CRUBELLATE, J. M. Estrutura, agência e interpretação: elementos para uma abordagem recursiva do processo de institucionalização. Revista de Administração Contemporânea, v. 9, p. 9-39, 2005. Edição Especial.

MINTO, L. W. A educação da “miséria”: particularidade capitalista e educação superior no Brasil. 2011. 322f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2011.

PIMENTEL, T. D.; SOARES, A. de S.; LIMA, G. C. O. A (Des) constru- ção institucional do Mercado Central de Belo Horizonte. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO - ENANPAD, 30., Salvador, 2006. Anais... Rio de Janeiro: ANPAD, 2006. Acesso em: 24 jun. 2015.

QUEIROZ. F, C, B, P; Queiroz, J, V; hékis, H, R. CUSTOS DA QUALIDADE Uma ferramenta de gestão para as Instituições de Ensino Superior Privadas. Revista da FARN, Natal, v. 10, n. 1/2, p. 195-221, 2011.

RIBEIRO, D. A. Trajetória institucional da universidade brasileira: a UFBA como reflexo e modelo. 2011. Tese (Doutorado em Administração) - Núcleo de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2011.

SIQUEIRA, M.M.M; TAMAYO, A. Medidas do comportamento organizacional: Ferramentas de diagnóstico e de gestão / Valores Organizacionais. Mirlene Maria Matias Siqueira (org.). – Porto Alegre : Artmed, 2008.

SGUISSARDI, V. A Universidade neoprofissional, heterônoma e competitiva. In: MANCEBO, D.; FÁVERO, Maria de Lourdes A. (Org.). Universidade: Políticas, avaliação e trabalho docente. São Paulo: Cortez, 2004.

TOLBERT, P. S.; ZUCKER, L. G. A institucionalização da teoria institucional. In: CLEGG, S. R.; HARDY, C.; NORDY, W. R. (Org.). Handbook de estudos organizacionais: modelos de análise e novas questões em estudos organizacionais. São Paulo: Atlas, 2010.

VASCONCELOS. A, F; Revendo Algumas Dimensões da Docência Com Professores Do Terceiro Grau. REAd – Edição 27 Vol. 8 No. 3, mai-jun 2002.

Pubblicato

2016-12-23

Come citare

Kochhann, S. C., Rodrigues, L. A., & Moiseichyk, A. E. (2016). O Fator Institucional pode Afetar Valores e Comportamentos segundo a lógica Mercantilista e a Dinâmica Organizacional? Um estudo realizado sobre o Ensino Superior Privado em Administração<br>The institutional factor can affect values and behaviors according to the mercantilist logic and organizational dynamics? A study on the private higher education in management. Saber Humano: Revista Científica Da Faculdade Antonio Meneghetti, 6(9), 58–76. https://doi.org/10.18815/sh.2016v6n9.152

Fascicolo

Sezione

Educação