Acenos sobre a história da psicologia moderna e o desenvolvimento da Ontopsicologia

Autores

  • Fernando Duarte Martins de Oliveira Faculdade Antonio Meneghetti

DOI:

https://doi.org/10.18815/sh.2018v0n0.282

Palavras-chave:

Psicologia, Ontopsicologia, Behaviorismo, Psicanálise, Psicologia Humanista.

Resumo

Este trabalho, realizado a partir de revisão bibliográfica, apresenta um breve resgate histórico sobre a trajetória da psicologia e o nascimento da Ontopsicologia apontando os principais elementos (na visão do autor) que contribuíram para que a psicologia dos séculos XIX e XX se desviasse, dentro da pesquisa acerca do homem, dos pontos fundamentais que possibilitariam o encontro de uma resposta aos questionamentos da subjetividade humana. Após um breve aceno sobre o surgimento da Ontopsicologia e suas três principais descobertas, são apresentadas as contribuições referentes à definição, especificação e acréscimo científico e objetivo àquilo que vislumbrou a psicologia humanista apontando ainda para como a Ontopsicologia traz solução ao problema crítico do conhecimento.

Referências

BOCK, Ana Mercês Bahia; FURTADO, Odair; TEIXEIRA, Maria de Lourde Trassi. Psicologias: Uma introdução ao estudo de Psicologia. São Paulo: Saraiva, 2008.

MENEGHETTI, A. Manual de Ontopsicologia. 4. ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2010.

SCHULTZ, Duane P.; SCHULTZ, Sydney Ellen. História da Psicologia Moderna. Tradução de Cintia Naomi Uemura, Marilia de Moura Zanella e Suely Sonoe Murai Cuccio.10.ed. São Paulo: Cengage Learning, 2014.

Downloads

Publicado

2018-03-29

Como Citar

Oliveira, F. D. M. de. (2018). Acenos sobre a história da psicologia moderna e o desenvolvimento da Ontopsicologia. Saber Humano: Revista Científica Da Faculdade Antonio Meneghetti, (1), 18–28. https://doi.org/10.18815/sh.2018v0n0.282