A Influência do Uso das Mídias Sociais nas Emoções dos Jovens

Autori

  • Luma Trinks Faculdade Antonio Meneghetti

Parole chiave:

Mídias Sociais, Emoções, Personalidade

Abstract

O presente trabalho é resultado da disciplina Sociologia da Educação: Sistema e Personalidade, do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade Antonio Meneghetti. Tem como objetivo identificar a influência do uso das mídias sociais nas emoções dos jovens. A pesquisa foi realizada com jovens de 12 a 22 anos que responderam um questionário on-line com sete questões. Caracteriza-se como um trabalho de pesquisa de natureza qualitativa e quantitativa. Os resultados mostraram que os jovens sentem, através dos conteúdos midiáticos, diversas emoções, sendo predominantes: a tristeza, nostalgia, alegria, raiva e tranquilidade. 

Biografia autore

Luma Trinks, Faculdade Antonio Meneghetti

Discente do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade Antonio Meneghetti. 

Riferimenti bibliografici

BARCELOS, R. H; ROSSI, C. A. V. Mídias sociais e adolescentes: uma análise das consequências ambivalentes e das estratégias de consumo. BASE-Revista de Administração e Contabilidade da Unisinos, v. 11, n. 2, pp. 93-110, 2014. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/104985/000932103.pdf?sequence=1. Acesso em: 07 mar. 2022.

BRASIL. Lei 8.069 de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e Adolescente e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm. Acesso em: 07 mar. 2022.

MENEGHETTI, A. Imagem e Inconsciente. 3. ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2010.

MENEGHETTI, A. Jovens e Realidade Cotidiana. Recanto Maestro: Fundação Antonio Meneghetti, 2017.

PASSARELLI, B.; ANGELUCI, A. C. B. Conectividade contínua e acesso móvel à informação digital: jovens brasileiros em perspectiva. Informação & Sociedade, v. 28, n. 2, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/38087. Acesso em: 07 mar. 2022.

PINTO, P. F. A Construção da Identidade do Adolescente e a sua Relação com as Mídias Sociais. Revista Brasileira Adolescência e Conflitualidade, n. 12, 2015.

SILVA, M. J. M. R. A Inteligência Emocional Como Factor Determinante Nas Relações Interpessoais: Emoções, Expressões Corporais e Tomadas de Decisão. Lisboa. Universidade Aberta, 2010.

SILVA, A. M. B.; BATISTA, E. A. C.; BEZERRA, J. S. Influência da educação infantil na formação da personalidade das crianças. 2016. Disponível em: https://portal.fslf.edu.br/wpcontent/uploads/2016/12/Influencia_da_educacao_infantil_na_formacao_da_personalidade.pdf. Acesso em: 30 abr. 2022.

TUMELEIRO, L. F.; COSTA, A. B.; HALMENSHLAGER, G. D.; GARLET, M.; SCHMITT, J. Dependência de internet: um estudo com jovens do último ano do ensino médio. Gerais, Rev. Interinst. Psicol., Belo Horizonte, v. 11, n. 2, pp. 279-293, 2018.

Disponível em http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-82202018000200007&

lng=pt&nrm=iso. Acesso: em 04 jul. 2022.

WEBER, C. Imagens Fotográficas e Seus Usos: aproximações da Ontopsicologia com a Ciência da Informação. 2018. 203 f. Tese (Doutorado) - Curso de Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Escola de Comunicações e Artes, Universidade

de São Paulo, São Paulo, 2018. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27151/tde-03102018-152849/pt-br.php. Acesso

em: 25 abr. 2022.

XAVIER, L. H. S. Juventude e consumo emocional nas redes sociais da internet. Revista do PPGCS/UFRN. Natal-RN, n. 15, jul./dez. 2014, pp. 398-401. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/6391. Acesso em: 25 abr. 2022

Pubblicato

2023-05-15

Come citare

Trinks, L. (2023). A Influência do Uso das Mídias Sociais nas Emoções dos Jovens. Saber Humano: Revista Científica Da Faculdade Antonio Meneghetti, 1(01). Recuperato da https://saberhumano.emnuvens.com.br/sh/article/view/590