Projeto flauta: histórico, fundamentos e resultados <br>Project Flute: Historic, Fundamentals and Results

Autores

  • Viviane Elias Portela Faculdade Antonio Meneghetti - AMF
  • Estela Maris Giordani Universidade Federal de Santa Maria - UFSM Faculdade Antonio Meneghetti – AMF

DOI:

https://doi.org/10.18815/sh.2015v5n7.94

Palavras-chave:

Projeto Flauta. Educação Musical. Pedagogia Ontopsicológica

Resumo

Este trabalho teve como ponto de partida alguns aspectos da pesquisa realizada durante o mestrado, do Programa de Pós-Graduação (PPGE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM. A pesquisa teve como objetivo geral explicitar os elementos históricos, os fundamentos e os resultados nos processos de ensino-aprendizagem nas escolas, em relação ao Projeto Flauta. Para tanto o referencial sobre educação musical (BEINEKE, 1997, 2003; BRITO, 2010; entre outros e sobre a Pedagogia Ontopsicológica (MENEGHETTI, 2005a, 2006, 2007, 2010, 2014; CARVALHO, 2013a, 2013b; GIORDANI, 2013, 2014) possibilitaram a compreensão acerca das transformações que ocorreram nas práticas pedagógicas a partir do desenvolvimento do Projeto Flauta. A abordagem qualitativa da pesquisa (TRIVIÑOS, 2008) realizada por meio de entrevistas (MARCONI e LAKATOS, 2008) com nove sujeitos (professoras, diretoras, alunos e secretária de educação) nos permitiram analisar o entendimento destes grupos. A análise e interpretação dos dados foram realizadas através de três fases (TRIVINÕS, 2008): a pré-análise, a descrição analítica e a interpretação. O principal eixo articulador foram os princípios de Pedagogia Ontopsicológica encontrados no Projeto Flauta e que se revelaram os provocadores das mudanças nas práticas escolares.  

Biografia do Autor

Estela Maris Giordani, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM Faculdade Antonio Meneghetti – AMF

Pedagoga, Mestre e Doutora em Educação.
Professora Associada II da Universidade Federal
de Santa Maria (UFSM), lotada no Departamento de Metodologia de Ensino (CE), atuando com didática e prática de ensino, coordenadora substituta do Curso de Pedagogia Noturno da UFSM. Professora e pesquisadora da
Antonio Meneghetti Faculdade, atua na
Especialização em Ontopsicologia e MBAs.
É membro do Conselho Deliberativo da
Associação Brasileira de Ontopsicologia.

 

 

Downloads

Publicado

2015-12-21

Como Citar

Portela, V. E., & Giordani, E. M. (2015). Projeto flauta: histórico, fundamentos e resultados <br>Project Flute: Historic, Fundamentals and Results. Saber Humano: Revista Científica Da Faculdade Antonio Meneghetti, 5(7), 28–52. https://doi.org/10.18815/sh.2015v5n7.94

Edição

Seção

Ontopsicologia