A busca pela eficiência no serviço público, através da lei de acesso à informação e as relações com o aprimoramento da gestão da informação<br>The search for efficiency in public service through Access to Information Act and relations with improvement of information management
DOI:
https://doi.org/10.18815/sh.2016v6n8.137Resumo
Diversos segmentos da sociedade têm cada vez mais reivindicado serviços públicos eficientes. Essa crescente busca tem criado novas filosofias de trabalho focadas na valorização da ética no serviço público, do diálogo público e da transparência das informações sob a guarda do Estado. Este trabalho tem como objetivo identificar a existência de relações da busca pela eficiência no serviço público brasileiro e da criação da Lei de Acesso à Informação (LAI) com o aprimoramento da Gestão da Informação. Quanto ao método, os dados coletados são do tipo secundários, os quais provêm de fontes já pesquisadas e analisadas. Organizar informações, tornar seu acesso rápido e ágil, gerir a informação e conhecimento organizacionais, bem como estruturar a organização para o funcionamento da LAI são ações que a busca pela eficiência no serviço público têm de alguma forma provocado. Com base no estudo apresentado neste artigo, bem como através das análises e considerações feitas, pode-se concluir, que existe relação do aprimoramento da gestão da informação com a busca por serviços públicos eficientes e a criação da lei de acesso à informação.
Referências
ALVARENGA NETO, Rivadávia Correa D. Gestão do conhecimento em organizações: proposta de mapeamento conceitual integrativo. 2005, 400 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Escola de Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2005.
BEAL, Adriana. Gestão Estratégica da Informação: Como transformar a informação e a tecnologia da informação em fatores de crescimento e de alto desempenho nas organizações. São Paulo: Atlas, 2004.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil, de 5 de outubro de 1988. 1988. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituiçao.htm>. Acesso em: 10 jan. 2015.
______. Lei 12.527, de 18 de novembro de 2011. 2011. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2011/Lei/L12527.htm>. Acesso em: 10 jan. 2015.
CHOO, Chun W. A organização do conhecimento: como as organizações usam a informação para criar significado, construir conhecimento e tomar decisões. Tradução: Eliana Rocha. São Paulo: Editora Senac, 2003.
CONTROLADORIA GERAL DA UNIÃO. Acesso à Informação Pública: Uma introdução à Lei 12.527, de 18 de novembro de 2011. 2012a. Disponível em: < http://www.cgu.gov.br/Publicacoes/CartilhaAcessoaInformacao/CartilhaAcessoaInformacao.pdf > Acesso em: 18 jan. 2016.
______. Lei de Acesso à Informação Brasileira: 1º Balanço. 2013. Disponível em: <http://www.acessoainformacao.gov.br/acessoainformacaogov/publicacoes/SumarioExecutivo_1anoLAI.pdf> Acesso em: 20 jan. 2016.
______. Manual do e-SIC – Guia do Cidadão. 2012b. Disponível em < http://www.acessoainformacao.gov.br/sistema/site/MANUAL%20e-SIC%20-%20GUIA%20DO%20CIDADAO.pdf> Acesso em: 20 jan. 2016.
DAVENPORT, Thomas H. Ecologia da informação: por que só a tecnologia não basta para o sucesso na era da informação. Tradução: Bernadette Siqueira Abrão. São Paulo: Futura, 1998.
DAVENPORT, Thomas H.; MARCHAND, Donald A. A Gestão do conhecimento é apenas uma boa gestão da informação?. In: DAVENPORT, T. H.; MARCHAND, D. A.; DICKSON, T. Dominando a gestão da Gestão da informação e do conhecimento Inf. & Soc.: Est., João Pessoa, v.17, n.1, p.97-107, jan./abr. 2007, 107 informação. Porto Alegre: Bookman, 2004. p.189- 219.
FARIAS NETO, Pedro S. de. Gestão efetiva e integrada de políticas públicas: fundamentos e perspectivas para o desenvolvimento sustentável. João Pessoa: Ideia, 2004.
FLEURY, Maria Tereza L.; OLIVEIRA JÚNIOR, Moacir de M. Aprendizagem e Gestão do Conhecimento. In: As pessoas na organização. FISHER, A. L. São Paulo: Editora Gente, 2002.
LAKATOS, Eva M.; MARCONI, Marina de A. Fundamentos da metodologia científica. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1991.
______. Técnicas de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1999.
MAXIMIANO, Antônio César A. Teoria Geral da Administração: da revolução urbana à revolução industrial. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2004.
OSBORNE, David; PLASTRIK, Peter. Repensando o Serviço Público. Reforma Gerencial. 1998. Disponível em: <http://www.planejamento.gov.br/arquivos_down/seges/publicacoes/reforma_gerencial/tema_osborne.pdf>. Acesso em: 24 jan. 2016.
PRATES, Ceres A. Gestão Pública Empreendedora. 2000. Disponível em: <http://www.planejamento.gov.br/arquivos_down/seges/publicacoes/texto_institucional.pdf> Acesso em: 25 jan. 2016.
ROBBINS, Stephen P. Administração: mudanças e perspectivas. São Paulo: Saraiva, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.(Veja Política de Acesso Livre).