A natureza na physis em Hadot e na Ontopsicologia com Vidor
DOI:
https://doi.org/10.18815/sh.2016v6n9.171Palavras-chave:
Filosofia da natureza. Forma. Vida. Ciência.Resumo
Este trabalho visa apresentar o conceito da história da ideia de natureza, pelo enfoque da obra “O Véu de Ísis” de Pierre Hadot. Em contra partida, para essa análise, o conceito de natureza, em como é entendido na Ciência Ontopsicológica com Alécio Vidor[1]. Entende-se que a visão integral do ser humano não pode prescindir de uma visão da natureza, do qual é partícipe e constituinte. Talvez assim se possa resgatar à interioridade (sem, contudo, esquecer o mundo circundante) como princípio único do humano e do universo, em continuidade.
[1] Agradeço ao Prof. Alécio pela revisão crítica deste texto, embora algumas de suas palavras tenham sido conselhos para a vida, incluída a de pesquisadora que se inicia, e aplicáveis não somente ao texto.
Referências
HADOT, Pierre. O Véu de Ísis: ensaio sobre a história da ideia de natureza. São Paulo: Loyola, 2006.
MENEGHETTI, Antonio. Dicionário de Ontopsicologia. 2. ed. rev. ampl. Recanto Maestro/RS: OntoEd, 2012.
MENEGHETTI, Antonio. O Projeto Homem. 3.ed. Recanto Maestro/RS: OntoEd, 2011.
VIDOR, Alécio. A Constituição da Natureza Humana. In: VIDOR, Alécio; SEIBERT, Vicente A. (Org.). Natureza Humana e Educação. Frederico Westphalen: Ed. da Uri, 1998. p. 21-31.
VIDOR, Alécio. Filosofia Elementar. Curitiba: IESDE, 2009.
VIDOR, Alécio. Anotações de aula. Recanto Maestro, 2011.
VIDOR, Alécio. Orientações. Recanto Maestro: RS 2013a. Entrevista concedida a Claudiane Weber
VIDOR, Alécio. Orientação para elaboração de monografia. Recanto Maestro: RS 2013b. Entrevista concedida a Almir Francisco Foletto
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.(Veja Política de Acesso Livre).