Estética como ética: a retomada do Humanismo por meio do belo<br>Esthetics as ethic: the recovery of humanism through beauty
DOI:
https://doi.org/10.18815/sh.2017v0n0.193Palavras-chave:
Estética, Ética, Belo, Humanismo, OntoArte.Resumo
Este trabalho é um estudo bibliográfico que possui o objetivo de retratar a influência da estética na construção do ser humano, fazendo um breve percurso no Humanismo Renascentista e dialogando com a OntoArte, a arte do ser, onde a primeira obra de arte deve ser criada no próprio mundo interior. O escopo é de empregar o belo como ética de vida.
Referências
ABBAGNANO, N. Dicionário de Filosofia. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
HOUAISS, A. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Versão eletrônica.
MENEGHETTI, A. OntoArte: O Em Si da Arte. Florianópolis: Ontopsicologica Editrice, 2003.
MENEGHETTI, A. Economia, política, e sociedade hoje. Recanto Maestro: Ontopsicologica Editrice, 2004.
MENEGHETTI, A. Do Humanismo histórico ao Humanismo perene. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2014.
MENEGHETTI, A. Manual de Ontopsicologia. Recanto Maestro: Ontopsicologica Editrice, 2010.
MENEGHETTI, A. Arte, sonho e sociedade. Recanto Maestro: Ontopsicológica
Editora Universitária, 2015.
Carta aos artistas, Wojtyla, João Paulo II, disponível em <https://w2.vatican.va/content/john-paul-ii/pt/letters/1999/documents/hf_jp-ii_let_23041999_artists.html> Acesso em: 13 de maio de 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.(Veja Política de Acesso Livre).