Processo da estratégia empresarial e o líder de ação
DOI:
https://doi.org/10.18815/sh.2018v8n12.310Palavras-chave:
Estratégia empresarial, Resultado estratégico, O líder, Desempenho superior, Implementação da EstratégiaResumo
O propósito deste artigo é compreender como se dá o processo da estratégia empresarial, pelos principais gestores para garantir o resultado estratégico da empresa. A pesquisa qualitativa com característica exploratória aborda a prática, a eficiência e o método aplicado para manter a empresa com desempenho superior, além de evidenciar o líder como centro operativo. O estudo avança e contribui para que outros gestores possam incrementar em suas empresas essa relação do líder ao escopo da empresa como ponto força. Os dados foram coletados mediante entrevistas pessoais, em profundidade com os Gerentes de uma grande empresa de calçados do Rio Grande do Sul, sendo 5 Gestores de referência para o desenvolvimento e acompanhamento do Planejamento Estratégico da empresa. Dentre os resultados obtidos destaca-se: o programa desenvolvido pela empresa como unidade de ação; funções bem definidas; qualidade e bons equipamentos; satisfação do cliente em primeiro lugar. O resultado acontece por que cada gestor acompanha e avalia diariamente os processos tendo sempre a informação em tempo real e a empresa tem uma configuração organizacional bem estruturada.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.(Veja Política de Acesso Livre).