Ambiente Virtual de ensino-aprendizagem em dispositivos móveis para o curso de comércio exterior

Autores

  • Hamlet Xavier Simon Antonio Meneghetti Faculdade

DOI:

https://doi.org/10.18815/sh.2018v8n13.350

Palavras-chave:

Tecnologias digitais de informação e comunicação. Recursos educacionais. Dispositivos móveis. Comércio Exterior.

Resumo

As tecnologias digitais de informação e comunicação revolucionam, a cada instante, as relações e interações entre os docentes, discentes e, especialmente, os recursos utilizados para os processos educativos. Isto não ocorre somente nos ambientes tradicionais de ensino, mas também na forma mais ubíqua de se trabalhar com o ensino-aprendizagem em rede. Destaca-se o desenvolvimento e a operacionalização de módulos educacionais em rede através da plataforma Moodle - software livre e mediador-chave de instituições de ensino superior, os quais permitem potencializar o conhecimento discente a partir da prática, da interação e da produção colaborativa. Utilizamos a pesquisa-ação educacional em cinco ciclos espiralados, acoplada à customização de tecnologias, como a inclusão de recursos educacionais específicos acessados através de dispositivos móveis. Os resultados configuram-se com o aprimoramento da prática docente e inovando-se no planejamento de disciplinas com conteúdo prático para o curso de comércio exterior. A evolução passa pela mudança na prática pedagógica, evoluindo-se do conteúdo transmitido de forma bancária, para a lógica da resolução de problemas.

Biografia Autor

Hamlet Xavier Simon, Antonio Meneghetti Faculdade

Graduado em Adninistração de Empresas - Comércio Internacional - Unisinos

Mestrado em Tecnologias Educacionais em Rede

Docente no Curso de Administração - AMF

 

Referências

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Publicado

2018-12-10

Como Citar

Simon, H. X. (2018). Ambiente Virtual de ensino-aprendizagem em dispositivos móveis para o curso de comércio exterior. Saber Humano: Revista Científica Da Faculdade Antonio Meneghetti, 8(13), 174–184. https://doi.org/10.18815/sh.2018v8n13.350

Edição

Secção

Administração