Empregado ou Empresário?

Autores

  • Luani Moura da Silva UFSM
  • Cristiane Krüger UFSM
  • Italo Fernando Minello UFSM
  • Wanderlei José Ghilardi ufsm

DOI:

https://doi.org/10.18815/sh.2019v9n14.355

Palavras-chave:

Empreendedorismo, comportamento empreendedor, intenção empreendedora.

Resumo

O objetivo deste estudo é analisar a intenção empreendedora dos alunos de graduação do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa Maria. A pesquisa é classificada como quantitativa, descritiva e de levantamento. A obtenção dos dados foi feita por meio do Questionário de Intenção Empreendedora de Liñán e Chen (2009). A amostra contemplou 202 questionários válidos, com respondentes distribuídos do primeiro ao décimo semestre. Os resultados apontam que os alunos não têm intenção de empreender, esse resultado foi reforçado por meio da Correlação de Pearson. Os alunos que participaram de disciplinas relacionadas ao empreendedorismo, os que estavam trabalhando e os que estavam cursando no período noturno apresentaram uma intenção em empreender mais elevada em relação aos demais. Ao analisar a intenção empreendedora por semestre, verificou-se que no último ano, especialmente no último semestre, os alunos apresentaram valores extremamente baixos de intenção empreendedora em comparação aos demais semestres.

Biografia do Autor

Luani Moura da Silva, UFSM

Graduada em Ciências Contábeis

Cristiane Krüger, UFSM

Contadora. Mestra em Administração, Doutoranda em Administração e professora de Ciências Contábeis e Administração.

Italo Fernando Minello, UFSM

Doutor em Administração pela FEA-USP.

Professor Adjunto de Administação na UFSM.

Wanderlei José Ghilardi, ufsm

Doutor em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul.

Professor Adjunto de Ciências Contábeis na UFSM.

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Publicado

2019-07-11

Como Citar

Moura da Silva, L., Krüger, C., Minello, I. F., & Ghilardi, W. J. (2019). Empregado ou Empresário?. Saber Humano: Revista Científica Da Faculdade Antonio Meneghetti, 9(14), 77–109. https://doi.org/10.18815/sh.2019v9n14.355

Edição

Seção

Administração