Direito, Estética e Ontologia <BR>Law, Aesthetics and Ontology

Autores

  • Cléo Rossetto Antônio Meneghetti Faculdade (AMF)
  • Eduardo José Afonso Faculdades Oswaldo Cruz-SP Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.18815/sh.2013v3n4.40

Palavras-chave:

Direito. Estética. Ontologia. Critério epistêmico. Em Si ôntico.

Resumo

Este trabalho de pesquisa, assentado em levantamento bibliográfico, visa correlacionar direito, estética e ontologia, culminando com a apresentação de um novo critério epistêmico do direito - autopoiético ôntico-humanista. Este critério, além contribuir na harmonização das relações sociais, possibilita a reimpostação do campo jurídico, com o incremento de valores humanistas. Urge a reformulação do campo jurídico em face do dinamismo e instabilidade social contemporânea. Aborda-se a importância da relação homem-sociedade e recíproco processo de construção. Explicitam-se algumas características do homem, em especial àquelas consideradas na renascença, na linha de Pico Della Mirandola. Desenvolve-se o conceito de Em Si – descoberta da Ontopsicologia – e, particulamente, uma de suas características, a estética. Do núcleo de inteligência ôntica emana a devida proporção. Sem descurar da moral sistêmica propõe-se a adoção da inteligência ôntica como novo critério epistêmico do Direito, possibilitando a reimpostação do campo jurídico e o fortalecimento do homem.

Biografias Autor

Cléo Rossetto, Antônio Meneghetti Faculdade (AMF)

advogado, pós-graduado em MBA O Empreendedor e a Cultura Humanista (AMF), cursando Especialização em Gestão do Conhecimento e o Paradigma Ontopsicológico (AMF) e Especialização em Psicologia com abordagem em Ontopsicologia pela Universidade Estatal de São Petersburgo-Rússia. 

Eduardo José Afonso, Faculdades Oswaldo Cruz-SP Universidade de São Paulo (USP)

Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo-USP (2011); Mestre em História Social pela Universidade de São Paulo-USP (2004). Possui graduação em Comunicação Social Publicidade e Propaganda pela Fundação Armando Álvares Penteado (1980); graduação em Curso de História pela Universidade de São Paulo (1984); graduação em Curso de Licenciatura pela Universidade de São Paulo (1984). Atualmente é professor colaborador Faculdades Oswaldo Cruz. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Teoria Antropológica.  Atua no campo da História Social, História da Arte e História do Brasil contemporâneo.

Publicado

2013-03-23

Como Citar

Rossetto, C., & Afonso, E. J. (2013). Direito, Estética e Ontologia <BR>Law, Aesthetics and Ontology. Saber Humano: Revista Científica Da Faculdade Antonio Meneghetti, 3(4), 46–69. https://doi.org/10.18815/sh.2013v3n4.40

Edição

Secção

Artigo