A dicta do frade Pregador Egídio de Ferrara para a consulta sobre a pobreza de Cristo e dos apóstolos (1322)

Autores

  • Luiz Otávio Carneiro Fleck Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.18815/sh.2019v9n15.417

Palavras-chave:

BAV, Cod. Vat. lat. 3740, Ordem dos Pregadores, Voto de pobreza

Resumo

Este texto tem como tema as contendas sobre a pobreza de Cristo e dos apóstolos que atravessaram o papado de João XXII. A hipótese é que essas disputas também afetaram os frades da Ordem dos Pregadores, os quais entraram em conflito entre si em função de divergências acerca do modelo de pobreza da vida apostólica e do lugar do voto de pobreza na vida religiosa. O objetivo do texto é propor caminhos para a comprovação dessa hipótese por meio da teologia desenvolvida pelos frades Pregadores. Primeiro, a partir das atas dos Capítulos Gerais é demonstrada a possibilidade de Pregadores terem se associado aos frades Espirituais. Segundo, foi transcrita e analisada a resposta do frade Egídio de Ferrara para a comissão de 1322 sobre a pobreza de Cristo e dos apóstolos. Foi possível identificar que os conceitos de pecunia, dominium e proprietas podem ser importantes chaves de leitura da documentação administrativa e teológica.

Biografia Autor

Luiz Otávio Carneiro Fleck, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Instituto de filosofia e Ciências Humanas, Departamento de História, área de Cultura e Representações. Orientado pelo professor Dr. Igor Salomão Teixeira.

Publicado

2019-12-10

Como Citar

Carneiro Fleck, L. O. (2019). A dicta do frade Pregador Egídio de Ferrara para a consulta sobre a pobreza de Cristo e dos apóstolos (1322). Saber Humano: Revista Científica Da Faculdade Antonio Meneghetti, 9(15), 128–148. https://doi.org/10.18815/sh.2019v9n15.417

Edição

Secção

Interdisciplinar