Implicações do medo no ato de decidir no contexto empresarial<BR>Implications of fear in the of deciding in a business context
DOI:
https://doi.org/10.18815/sh.2013v3n4.42Palavras-chave:
Medo. Decisão. Contexto empresarial.Resumo
Percebe-se que o homem encontra enorme dificuldade para tomar decisões profissionais e pessoais, porém, essa dificuldade representa ainda maior complexidade no ambiente empresarial, onde os agentes precisam a todo instante tomar importantes decisões. Dentre os fatores subjetivos a interferir no momento de decisão encontra-se o medo, que pode muitas vezes afetar a capacidade de julgamento e percepção do homem. É por esse motivo que a presente pesquisa parte do seguinte problema: de que forma o fenômeno do medo influencia na tomada de decisão dos empresários, gestores e demais colaboradores? Para responder ao problema em questão serão utilizadas as abordagens qualitativa e quantitativa. A técnica de pesquisa utilizada é o questionário, aplicado em 38 participantes, entre empresários, gestores e colaboradores. O objetivo foi analisar a implicação do fenômeno do medo e sua influência na tomada de decisão por parte de empresários, gestores e demais colaboradores do contexto empresarial. A pesquisa empírica constatou que o medo é um fenômeno presente, sobretudo, nos momentos críticos, nas decisões que envolvem grandes riscos para o sujeito e para a empresa. Nesses momentos a percepção subjetiva do indivíduo se altera, o medo surge como interferência, podendo provocar o sujeito a protelar a decisão ou desistir com o argumento racional de que seria muito arriscado seguir em frente. A pesquisa traz que o medo pode se dissimular de argumentos racionalizados, e assim inconscientemente interferir na decisão do indivíduo.
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