Vivenciando as características do Em Si ôntico: o exemplo da Jornada da Vida e do Weekend Life
DOI:
https://doi.org/10.18815/sh.2020v10n16.439Palavras-chave:
Em Si ôntico, Jornada da Vida, Ontopsicologia, Weekend Life.Resumo
Conhecer a si mesmo, realizar o potencial individual e ser fiel ao projeto de natureza são critérios relevantes quando falamos em juventude, sobretudo em uma época em que os meios digitais tomam conta do tempo livre das pessoas. Esta pesquisa objetiva entender um pouco mais sobre as características do Em Si ôntico aplicadas na prática, de modo a despertar um contato fiel com o projeto de vida que representa o critério para o sucesso individual, e quais os resultados práticos representa na vida de cada um. Foram utilizados como modelo para exemplificar a aplicação das características do Em Si ôntico os projetos Jornada da Vida e Weekend Life, nos quais é inserida a metodologia ontopsicológica que utiliza técnicas e instrumentos próprios, baseados em suas descobertas específicas, para a formação dos jovens. A pesquisa é de cunho qualitativo e quantitativo, por meio de entrevistas com sete jovens e outros 70 que responderam ao questionário, com uma faixa etária entre 16 e 35 anos em diferentes etapas de formação. Os resultados demonstram que cada aluno teve uma experiência distinta durante o projeto, mas que todos levam à visão de responsabilidade e comprometimento, frente ao que foi ensinado. As indicações dadas pelo Em Si ôntico configuram diretivas precisas e indicam a melhor escolha em cada situação, bem como as mudanças pessoais impactadas pelos jovens.
Referências
AZEVEDO, L. E. O método ontopsicológico na clínica psicológica contemporânea.
Orientadora: Marlise Aparecida Bassani. 2017. 329 f. Dissertação (Doutorado em Psicologia: Psicologia Clínica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Edições 70, 2009.
BERNABEI, P.; ZOPPOLATO, A. Dossiê Antonio Meneghetti: uma viagem de sucesso. Revista Nova Ontopsicologia – 35 anos, n. 2-2007/1-2008, ano XXV, de março de 2008. Recanto Maestro: Ontopsicologica Editrice.
CAROTENUTO, M. Histórico sobre as teorias do conhecimento. Recanto Maestro: Ontopsicologica Editrice, 2009.
CAROTENUTO, M. In Sé ontico a confronto. Terni: Ontopsicologia Editrice, 2014.
ENS, S. A Ontopsicologia e a pesquisa da alma. BlogSpot.12 jul. 2010. Disponível em: http://emsiontico.blogspot.com/2010/07/ontopsicologia-e-pesquisa-da-alma.html. Acesso em: 30 jul. 2019.
FORMENT, E. Tomás de Aquino esencial: el ente es el objeto proprio del intelecto. Barcelona: Montesinos, 2008.
GIL, A. C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2010.
NICOLA, U. Antologia ilustrada de Filosofia: das origens à idade moderna. São Paulo: Globo, 2005.
MENEGHETTI, A. O Em Si do homem. 5 ed. Recanto Maestro: Ontopsicologica Editrice, 2004.
MENEGHETTI, A. A psicologia do Líder. 4 ed. Recanto Maestro: Ontopsicologica Editrice, 2008.
MENEGHETTI, A. Manual de Ontopsicologia. 4 ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2010.
MENEGHETTI, A. Dicionário de Ontopsicologia. São Paulo: Ontopsicologica Editrice, 2012.
MENEGHETTI, A. Da consciência ao ser: como impostar a filosofia do futuro. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2014a.
MENEGHETTI, A. Do humanismo histórico ao humanismo perene. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2014b.
PESSANHA J. A. M. Os pensadores – Sócrates. 2 ed. São Paulo: Abril Cultural, 1979.
ROCKENBACH, W. C; VIDOR, A. A Psicologia e a Ontologia como pressupostos ao conhecimento e à evolução do humano. Revista Saber Humano. Recanto Maestro, ISSN 2446-6298, V. 6, n. 8, p. 11-28, jan/jul. 2016.
DOI: https://doi.org/10.18815/sh.2016v6n8.147. Acesso em: 30 jul. 2019
VIDOR, A. O conflito das gerações. In: Associação Brasileira de Ontopsicologia (Org.). Cultura & Educação: Uma nova pedagogia para a sociedade futura. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.(Veja Política de Acesso Livre).