Como operacionalizar a estratégia de um negócio? Uma proposta de aplicação do fluxograma para a sistematização de processos no segmento educacional
DOI:
https://doi.org/10.18815/sh.2022v12n20.533Resumo
O presente estudo foi realizado na Empresa A, uma Instituição de Ensino Superior — IES. Com o objetivo de estruturar e desenhar as etapas que compõem a abertura de novas turmas da pós-graduação, foi utilizada a ferramenta fluxograma, cuja Versão 1 foi elaborada em janeiro de 2021. Após esse primeiro processo, observou-se que havia possibilidades de melhorias nas etapas de divulgação, vendas e atendimento ao cliente. Neste estudo, partiu-se da Versão 1 do fluxograma, que foi analisada e, após a realização de algumas adaptações, deu formato à Versão 2 do fluxograma no setor de pósgraduação. A partir da implementação da ferramenta no contexto de negócio em questão, verificou-se que foi possível aprimorar o processo de venda e nesse processo segregamse os cursos de pós-graduação no formato de abordagem aos interessados. Com o intuito de especializar o atendimento ao candidato. Além disso, houve uma melhoria no processo seletivo dos candidatos e no investimento em marketing digital do Curso X, no qual houve a oportunidade de impulsionar a divulgação, com criação de vídeos e propaganda, a fim de aumentar a atração de candidatos.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.(Veja Política de Acesso Livre).