Elaboração de um painel gerencial para apoio à tomada de decisão em uma seguradora de automóveis no município do Rio de Janeiro

Autores

  • Alex Macedo Teles Silva Engenheiro de Produção e profissional com larga experiência no setor securitário. http://orcid.org/0000-0003-0098-1390
  • Marcos dos Santos Professor do Programa de Pós-graduação em Sistemas e Computação (PPgSC) do Instituto Militar de Engenharia (IME) e Analista do Centro de Análise de Sistemas Navais (CASNAV). http://orcid.org/0000-0003-1533-5535
  • Eder Costa Cassettari CEO e Owner da Master Laan Six Sigma Consultoria em Engenharia e Treinamento e Professor do MBA em Data Science e Analytics da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (ESALQ/USP). http://orcid.org/0000-0001-9177-9520
  • Renato Santiago Quintal Professor do Magistério Superior e Encarregado da Célula de Inovação Tecnológica da Escola Naval (CIT-EN). http://orcid.org/0000-0002-5881-8118
  • Enderson Luiz Pereira Junior Docente na Escola de Especialista de Aeronáutica (EEAR). http://orcid.org/0000-0001-9106-2482

DOI:

https://doi.org/10.18815/sh.2022v12n21.546

Palavras-chave:

Gestão estratégica, Planejamento Estratégico, Apoio à decisão, Inteligência de Negócios.

Resumo

Resumo:

Um dos principais desafios de uma Seguradora de Automóveis é a questão da grande quantidade de dados gerados na sua operação. Por intermédio deles, é possível entender se uma operação é rentável ou não, ou se um processo atinge o nível de eficiência e de satisfação de um cliente. Em função da gama de dados produzidos, torna-se cada vez mais desafiador transformar dados em informações relevantes para se atingir a vantagem competitiva. Há um processo desde a coleta de dados até o desenvolvimento do painel de indicadores de desempenho da organização. São empregados softwares que viabilizam a obtenção automatizada das informações e o tratamento de dados. Nesse contexto, o objetivo do presente estudo é identificar a viabilidade do emprego de painéis de indicadores na gestão de uma rede de oficinas como forma de se aperfeiçoar o processo de tomada de decisão em uma seguradora de automóveis situada no município do Rio de Janeiro.

Palavras-chave: Gestão estratégica; Planejamento Estratégico; Apoio à decisão; Inteligência de Negócios.

Biografias Autor

Alex Macedo Teles Silva, Engenheiro de Produção e profissional com larga experiência no setor securitário.

Especialista em Ciências de Dados (Universidade Estácio de Sá/UNESA). Bacharel em Engenharia de Produção (Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial/CETIQT-SENAI).

Marcos dos Santos, Professor do Programa de Pós-graduação em Sistemas e Computação (PPgSC) do Instituto Militar de Engenharia (IME) e Analista do Centro de Análise de Sistemas Navais (CASNAV).

Pós-doutorado em Ciências e Tecnologias Espaciais (Instituto Tecnológico de Aeronáutica/ITA) e em Engenharia de Produção (Universidade Federal Fluminense/UFF). Doutor em Engenharia de Produção (Universidade Federal Fluminense/UFF). Mestre em Engenharia de Produção (Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ). Licenciado em Matemática e Especialista em Instrumentação Matemática (Universidade Federal Fluminense/UFF). Professor do Programa de Pós-graduação em Sistemas e Computação (PPgSC) do Instituto Militar de Engenharia (IME). Professor de Matemática Avançada da graduação em Engenharia da Computação do IME. Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção da UFF. Professor do MBA em Data Science e Analytics da Universidade de São Paulo (USP). Professor de Data Driven Business no IBMEC. Analista no Centro de Análise de Sistemas Navais (CASNAV).

Eder Costa Cassettari, CEO e Owner da Master Laan Six Sigma Consultoria em Engenharia e Treinamento e Professor do MBA em Data Science e Analytics da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (ESALQ/USP).

Doutorando em Engenharia Mecânica (Universidade de São Paulo/USP). Mestre em Engenharia Mecânica (Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP). Bacharel em Engenharia Mecânica (Faculdade de Engenharia Industrial/FEI).

Renato Santiago Quintal, Professor do Magistério Superior e Encarregado da Célula de Inovação Tecnológica da Escola Naval (CIT-EN).

Doutor em Ambiente e Desenvolvimento pelo Programa de Pós-graduação em Ambiente e Desenvolvimento da Universidade do Vale do Taquari (PPGAD/Univates). Mestre em Ciências Contábeis (Faculdade de Administração e Finanças da Universidade do Estado do Rio de Janeiro/FAF-UERJ); Especialista em Educação Tecnológica (Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca/CEFET-RJ); Especialista em Comércio Exterior (Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro/IE-UFRJ); Especialista em Gerenciamento de Projetos (Fundação Getúlio Vargas/FGV); Bacharel em Direito (Faculdade Nacional de Direito/UFRJ); Bacharel em Administração (Universidade Cândido Mendes/UCAM); Licenciado em Pedagogia (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/UNIRIO); e Bacharel em Ciências Navais, com Habilitação em Administração de Sistemas (Escola Naval/EN). Egresso dos seguintes cursos da Escola Superior de Guerra (ESG): Diplomacia de Defesa (CDIPLOD-2020), Direito Internacional dos Conflitos Armados (CDICA-2021), Governança em Defesa (CGED-2021), Análise de Crises Internacionais (CACI-2021), Economia e Planejamento de Defesa (CEPD-2021) e Estado-Maior Conjunto (CEMC-2022). Professor do Magistério Superior e Encarregado da Célula de Inovação Tecnológica da Escola Naval (CIT-EN).

Enderson Luiz Pereira Junior, Docente na Escola de Especialista de Aeronáutica (EEAR).

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (Universidade Federal de São Paulo/UNIFESP). Bacharel em Automação Industrial (Instituto Federal de São Paulo/IFSP). Bacharel em Administração (Universidade do Sul de Santa Catarina/UNISUL). Bacharel em Ciências Contábeis (Universidade Cruzeiro do Sul/UCS). Formação técnica em Eletrônica (Colégio Técnico Industrial de Guaratinguetá/CTIG-UNESP). Formação Militar na Escola de Especialista de Aeronáutica (EEAR) na Especialidade de Eletrônica. Atualmente, desenvolve trabalhos na área de Inteligência e Contrainteligência Militar e Segurança Eletrônica. Instrutor na Divisão de Ensino da Escola de Especialista de Aeronáutica (EEAR).

Referências

AFFELDT, F. S.; SILVA JUNIOR, S. D. Information architecture analysis using business intelligence tools based on the information needs of executives. JISTEM: Journal of Information Systems and Technology Management, São Paulo, V.10, n. 2, 2013.

BONEL, C. Power BI Black Belt: Um treinamento faca na caveira através dos principais pilares de um projeto Prático de Business Intelligence, usando o Microsoft Power BI. Rio de Janeiro. 2019

CETAX. Consultoria e Treinamentos de BI e Big Data. O Data Warehouse: Tudo o que você precisa saber! 13 abr. 2018. Disponível em:<https://www.cetax.com.br/data-warehouse/>. Acesso em: 19 de julho de 2020.

COSTA NETO, P. L. O. Qualidade competência nas decisões. 1° edição – São Paulo: Blucher, 2002.

DALCIN, R. Mercado segurador demonstra resiliência durante pandemia. Revista Apólice. jun. 2020. Disponível em: https://www.revistaapolice.com.br/2020/06/mercado-segurador-demonstra-resiliencia-durante-pandemia/ Acesso em: 08 ago. 2022.

CAMPOS FILHO, J. E. Tratamento de dados em sistemas de automação de nível superior para cálculo de indicadores. 2011. 62 f. Monografia (Pós-Graduação em Engenharia Elétrica) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2011.

GARTNER GROUP. Key Issues for Analytics, Business Intelligence and Performance Management, 2019. Disponível em: <https://www.gartner.com/en>. Acesso em: 27 de julho 2020.

GUSTAVO, L. Power BI: Do tratamento de dados a criação de painéis inteligentes. 2019.

KAPLAN, R. S.; NORTON, D. P. A Execução Premium: a obtenção da vantagem competitiva através do vínculo da estratégia com as operações do negócio. Rio de Janeiro: Editora Campus Elsevier, 2008.

KOTLER, P. Princípios de Marketing. Traduzido por Arlete Simille Marques, Sabrina Cairo; revisão técnica Dílson Gabriel dos Santos, Francisco J.S.M. 12 ed. São Paulo: Prentice Hall, 2008.

MARTINS, H. F.; MARINI, C. Um guia de governança para resultados na administração pública. In: Um guia de governança para resultados na administração pública. 2010. p. 249-249.

MICROSOFT. O que são ferramentas de business intelligence (BI)? 2020. Disponível em: <https://azure.microsoft.com/pt-br/overview/what-are-business-intelligence-tools/>. Acesso em: 08 ago. 2022.

MIKROYANNIDIS, A.; THEODOULIDIS, B. Onto logy management and evolution for business intelligence. International Journal of Information Management. v. 30, 2010.

PETRINI, M.; POZZEBON, M.; FREITAS, M. T. Qual é o papel da inteligência de negócios (BI) nos países em desenvolvimento? Um panorama das empresas brasileiras. Anais do 28º ENANPAD, Curitiba–PN, v. 200, 2004.

SCUCUGLIA, R. A importância dos indicadores para a medição de resultados. Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). 2015. Disponível em <http://www.fnq.org.br/artigo_rafael.pdf >, acesso em 04 de dezembro de 2018.

TURBAN, E., VOLONINO, L. Tecnologia da informação para gestão: em busca do melhor desempenho estratégico e operacional. 8. ed. Porto Alegre: Bookman, 2013.

TURBAN, E.; et al. Business Intelligence: um enfoque gerencial para a inteligência do negócio. Porto Alegre, Bookman, 2009.

VERGARA, S.C. Projetos e relatórios de pesquisa em administração, 10ª edição, Atlas, 2009.

Publicado

2022-12-05

Como Citar

Silva, A. M. T., Santos, M. dos, Cassettari, E. C., Quintal, R. S., & Pereira Junior, E. L. (2022). Elaboração de um painel gerencial para apoio à tomada de decisão em uma seguradora de automóveis no município do Rio de Janeiro. Saber Humano: Revista Científica Da Faculdade Antonio Meneghetti, 12(21), 66–95. https://doi.org/10.18815/sh.2022v12n21.546

Edição

Secção

Administração