Indivíduo e a Sociedade: as relações sociais
Palavras-chave:
Familia, Escpça, Sociedade, IndivíduoResumo
O artigo visa mostrar como ocorre o processo de socialização do indivíduo para observar o desenvolvimento da sua relação com a sociedade. A tarefa consistiu em pesquisar o processo em sua particularidade, partindo do seu primeiro contato com o meio social, ou seja, a família, até chegar na fase escolar, onde o indivíduo se encontra em outra realidade, com novas pessoas, novas regras, onde terá outro modo de interagir com a sociedade. O artigo explicará, através de uma pesquisa bibliográfica, os processos em suas particularidades, com a socialização primária, a relação familiar, até a secundária, que é quando o sujeito já está inserido em um meio social diferente da realidade que lhe foi passadaa em casa. Ao final, conclui-se a importância de compreender o desenvolvimento das nossas relações sociais.
Referências
BORSA, J. C. O papel da escola no processo de socialização infantil. Psicologia, 2007. Disponível em: https://www.psicologia.pt/artigos/textos/textos/A0351.pdf. Acesso em: 06 out. 2022.
OLIVEIRA, A.; MELO, J.; SANTOS, I. As socializações primárias e secundárias: quando o indivíduo sai da sua micro bolha e se torna produto da sociedade. Minas Gerais, 2017.
SOUSA, A. S.; OLIVEIRA, G. S.; ALVES, L. H. A pesquisa bibliográfica: princípios e fundamentos. Cadernos da Fucamp, v. 20, n. 43, 2021. Disponível em: https://revistas.fucamp.edu.br/index.php/cadernos/article/view/2336. Acesso em: 06 out. 2022.
MENEGHETTI, A. Os Jovens e a Ética Ôntica. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2013.
MORENO, G. L.; SUDARIO, M. V. B. Criança, escola e acolhimento institucional: a escola como espaço de socialização. Revista Teias, [S.l.], v. 23, n. 68, pp. 29-41, mar. 2022. ISSN 1982-0305. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistateias/article/view/60916. Acesso em: 06 out. 2022
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Ana Kelin do Nascimento Pinto
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.(Veja Política de Acesso Livre).