O core business como critério de expansão do negócio: um estudo de caso

Autores

  • Ricardo Schaefer AMF/UFSM
  • Evair Grandi Daros
  • Jean Pierre Rodrigues Faculdade Antonio Meneghetti
  • Ricardo Rauber Faculdade Antonio Meneghetti
  • Talita Cristina Lima Carcavilla Faculdade Antonio Meneghetti
  • Josiane Barbieri AMF/PUC-SP

Palavras-chave:

Core Business, Delegação, Ambição, Liderança

Resumo

Este artigo busca estabelecer a relação entre core business e expansão do negócio a partir da abordagem da ciência ontopsicológica. O objetivo geral deste trabalho foi analisar os aspectos de core business, ambição, liderança e delegação da empresa a fim de identificar a possibilidade de expansão do negócio a partir do reforço do core business. Para o seu desenvolvimento, realizou-se uma pesquisa qualitativa a partir de estudo de caso de uma empresa de pequeno porte na área de serviços de nutrição, com um ano de existência. A líder da empresa manifestou o seguinte problema prático: como expandir o negócio tendo como critério o core business da empresa? Desta deriva o problema de pesquisa: a empresa está preparada para expandir tendo como critério o seu core business? Para coletar as informações realizou-se uma pesquisa de campo com
entrevistas e observação participante. As categorias de análise de dados definidas a partir dos referenciais teóricos foram: ambição, liderança, core business e delegação. Os dados empíricos demonstram que as colaboradoras estão alinhadas com o core business da empresa e que a gestão do business operacionaliza nos detalhes a identidade do negócio.
A equipe de colaboradoras também identifica a líder como aquela que é ponto força do negócio. Evidenciou-se que existem grandes possibilidades de expansão com reforço do core business, contudo, alguns pontos necessitam maior atenção, quais sejam: os aspectos de delegação e de gestão compartilhada.

Biografias Autor

Ricardo Schaefer, AMF/UFSM

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestre em Comunicação Midiáti ca pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Especialista em Gestão de Negócios pela Universidade Cidade São Paulo (UNICID). Especialista em Ontopsicologia pela Universidade Estatal de São Petersburgo (SPbU – Rús-sia). Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduado em Ontopsicologia pela Faculdade Antonio Meneghetti (AMF). Professor da Faculdade Antonio Meneghetti (AMF). 

Josiane Barbieri, AMF/PUC-SP

Mestre em Filosofia pela Pontifícia Uuniversidade Católica de São Paulo (2011). Professora Convidada MBA Antonio Meneghetti Faculdade. Pós Graduação Stricto Sensu pela Universidade Estatal de São Petersburgo -Rússia (2003). Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1986), especialização em Psicoterapia da Adolescência (1989) e Psicologia Social (1993) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. 

Referências

BASS, B. M. Handebook of leadership: Theory, reaserch, and managerial aplications.3. ed.Nova York: The Free Press, 1990.

DESLANDES, S. F. A Construção do Projeto de Pesquisa. In.: MINAYO, M. C. S. (org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 18 ed. Petrópolis: Vozes, 2001.

GOMES, R. A análise de dados em pesquisa qualitativa. In.: MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 18 ed. Petrópolis: Vozes, 2001.

KAUARK, F.; MANHÃES, F. C. e MEDEIROS, C. H. Metodologia da pesquisa: guia prático. Itabuna: Via Litterarum, 2010.

MENEGHETTI, A. Psicologia Managerial. 3. ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2011.

MENEGHETTI, A. A psicologia do líder. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editrice, 2008.

MENEGHETTI, A. Aprendiz líder. São Paulo: FOIL, 2009a.

MENEGHETTI, A. Nova fronda virescit: em busca da alma. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2006.

MENEGHETTI, A. Cozinha Viva. 2a. ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2005.

MENEGHETTI, A. Psicologia da organização. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2003.

MENEGHETTI, A. Psicologia Empresarial. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2020.

MENEGHETTI, A. O projeto homem. 3. ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2011.

Publicado

2023-05-26 — Atualizado em 2023-06-02

Versões

Como Citar

Schaefer, R., Grandi Daros, E., Rodrigues, J. P., Rauber, R., Cristina Lima Carcavilla, T., & Barbieri, J. (2023). O core business como critério de expansão do negócio: um estudo de caso . Saber Humano: Revista Científica Da Faculdade Antonio Meneghetti, 1(01). Obtido de https://saberhumano.emnuvens.com.br/sh/article/view/611 (Original work published 26 de Maio de 2023)