Os Espaços de educação permanente sob o olhar dos gestores de saúde<br>The education of permanent spaces under the look of health managers

Autores

  • Izabel Cristina Feijó de Andrade Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC
  • Marina Patrício de Arruda Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC
  • Sonimary Nunes Arruda Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC

DOI:

https://doi.org/10.18815/sh.2015v5n6.69

Palavras-chave:

Ambiente Hospitalar. Educação Permanente. Gestão.

Resumo

A análise contextual da Educação Permamente (EP) é um dos eixos teóricos destacados nesta pesquisa, a partir da qual identificamos as concepções dos gestores dos serviços de saúde da atenção básica – UBS sobre o tema e gestores de um hospital geral público e hospital pediátrico do município, de modo a contribuir na discussão sobre as possibilidades de efetivação da Educação Permanente para o ambiente hospitalar. O caminho metodológico utilizado para buscar respostas ao questionamento de pesquisa se deu sob a forma de pesquisa qualitativa utilizando o modelo de estudo de caso. Esta pesquisa foi desenvolvida no período de dezembro de 2014 e janeiro de 2015, com os gestores de saúde das três Unidades Básicas de Saúde que tem implantados a Estratégia de Saúde da Família e onde se desenvolvem o Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família, chamadas de Unidades-escola e com os Gestores do Hospital Geral Público e Gestores do Hospital Pediátrico do município de Lages. O alerta para que se possa compreender que o hospital ou a UBS funcionam como um sistema inter-relacionado é o alerta para o pensamento complexo em saúde. Assim, fica ao final dessa pesquisa a ideia de que é preciso investir numa percepção abrangente que envolva a relação todo/partes.

 

Biografia do Autor

Izabel Cristina Feijó de Andrade, Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC

Doutora de Educação pela PUCRS, Pós Doutora pela PUCRS, Mestre em Educação pela UFSC

Marina Patrício de Arruda, Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC

Dra em Serviço Social (PUCRS/2003), pós-doutorado em Educação(PUCRS/2012). Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Saúde e Qualidade de Vida GEPESVIDA (UNIPLAC), integra o Grupo de Pesquisa em Ambiente e Saúde(UNIPLAC). Coordenadora do PPGE/UNIPLAC.

Sonimary Nunes Arruda, Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC

Mestre em Educação (UNIPLAC).

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Publicado

2015-06-30

Como Citar

Andrade, I. C. F. de, Arruda, M. P. de, & Arruda, S. N. (2015). Os Espaços de educação permanente sob o olhar dos gestores de saúde<br>The education of permanent spaces under the look of health managers. Saber Humano: Revista Científica Da Faculdade Antonio Meneghetti, 5(6), 102–115. https://doi.org/10.18815/sh.2015v5n6.69

Edição

Seção

Artigo