Método Ontopsicológico: contribuições à formação continuada na perspectiva de professores do ensino superior<br>Method ontopsychological: contributions to continuing education in professors perspective from university education
DOI:
https://doi.org/10.18815/sh.2015v5n7.91Resumo
Neste artigo, tem-se por objetivo compreender a contribuição da formação continuada, na perspectiva do Método Ontopsicológico, para o desenvolvimento profissional de professores do ensino superior, bem como averiguar sua repercussão na prática pedagógica desses profissionais. Os participantes da pesquisa foram seis professores universitários, com idade e tempo de serviço variado. Os dados foram coletados por meio de entrevista narrativa, com recoleta de informações. O enquadramento teórico compreende, além de autores de referência na área educacional, a obra de Meneghetti, idealizador da ciência e do método ontopsicológico. Constata-se que a metanóia, como técnica de revisão constante do modo de pensar, possibilita autoconhecimento, desenvolvimento da consciência e da intuição, elementos essenciais à compreensão da dinâmica da aula e do aluno enquanto sujeito em formação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.(Veja Política de Acesso Livre).