AS CIDADES QUE EDUCAM: ESPAÇOS EDUCATIVOS NÃO-FORMAIS COMO ALTERNATIVA PARA FORMAÇÃO DE CIDADÃOS PROTAGONISTAS RESPONSÁVEIS

Autores

  • Cleoci Werle Rockenbach UFFS - Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Luís Henrique Teixeira Franqui UFFS - Universidade Federal da Fronteira Sul

DOI:

https://doi.org/10.18815/sh.2017v7n10.178

Palavras-chave:

Assistência Social. Cidades educadoras. Cidadania. Protagonismo Responsável

Resumo

O movimento das Cidades educadoras preconiza que são cidades que educam aquelas que visam, fundamentalmente, a formação, promoção e desenvolvimento de todos os seus habitantes, ocupando-se com prioridade das crianças e dos jovens, mas incorporando em suas atividades pessoas de todas as faixas etárias, numa verdadeira formação continuada ao longo da vida. O fato de uma cidade não integrar o rol oficial das Cidades Educadoras, como é o caso de Eugênio de Castro, não exclui a possibilidade do estudo acerca de iniciativas positivas que venham ao encontro dos objetivos do movimento. Considerando que o estímulo ao protagonismo responsável abordado na política de assistência social de Eugênio de Castro se comunica claramente com a principiologia do movimento global Cidades Educadoras, apresenta-se o trabalho realizado a fim de exemplificar a possibilidade de implantação desses princípios em uma pequena cidade, mesmo não integrando o movimento internacional, e os resultados positivos alcançados com o trabalho.

Biografia do Autor

Cleoci Werle Rockenbach, UFFS - Universidade Federal da Fronteira Sul

Ciências Humana - psicologia

Luís Henrique Teixeira Franqui, UFFS - Universidade Federal da Fronteira Sul

Ciências Humanas - Direito

Referências

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Publicado

2017-08-09

Como Citar

Rockenbach, C. W., & Franqui, L. H. T. (2017). AS CIDADES QUE EDUCAM: ESPAÇOS EDUCATIVOS NÃO-FORMAIS COMO ALTERNATIVA PARA FORMAÇÃO DE CIDADÃOS PROTAGONISTAS RESPONSÁVEIS. Saber Humano: Revista Científica Da Faculdade Antonio Meneghetti, 7(10), 76–90. https://doi.org/10.18815/sh.2017v7n10.178

Edição

Seção

Educação