A pesquisa de mercado nas microempresas do setor de viandas e marmitarias de Santa Maria-RS

Autores

  • André Soares Veiga Faculdade Metodista de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul
  • Ezequiel Redin Faculdade Metodista de Santa Maria, Santa Maria-RS. http://orcid.org/0000-0002-3750-8225

DOI:

https://doi.org/10.18815/sh.2017v7n10.209

Palavras-chave:

Pesquisa de mercado, Microempresa, Consumo alimentício, Processo de decisão.

Resumo

As microempresas do ramo de viandas e marmitarias desempenham uma atividade importante nos centros urbanos, pois o ramo da alimentação é indispensável no meio familiar. O objetivo desta investigação é analisar a utilização da pesquisa de mercado pelos empreendedores do ramo de fornecimento de viandas e marmitarias, localizadas no centro do município de Santa Maria, Rio Grande do Sul. Os empresários tiveram trajetórias distintas para a criação das empresas, cinco deles já tinham experiências na área de alimentação. Os entrevistados entendem que a pesquisa de mercado serve para analisar o segmento que o empreendedor quer investir, verificar a existência de público suficiente para o empreendimento, em qual região atuará e quais as necessidades dos clientes. Quanto à metodologia, este estudo caracteriza-se como pesquisa descritiva e qualitativa. Os dados coletados foram-no por meio de entrevistas com roteiro semiestruturado aplicadas em dez microempresas, situadas na região central da cidade de Santa Maria, no ano de 2016. Os resultados demostraram que os empresários conhecem ou já ouviram falar e sabem a real importância que a ferramenta de pesquisa de mercado traz em benefício dos negócios, mas não a utilizam adequadamente, pois realizam apenas pesquisas de menor expressão e que não são suficientes para minimizar os riscos que o mercado alimentício apresenta. É necessária uma atenção maior dos empreendedores quanto à ferramenta de pesquisa de mercado, pois, usando-a de maneira técnica, ela pode tornar-se um instrumento importante para a procura de informações pertinentes ao empreendimento e à obtenção de dados úteis para a formação de uma empresa.

Biografia do Autor

André Soares Veiga, Faculdade Metodista de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul

Bacharel em Administração pela Faculdade Metodista de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul.

Ezequiel Redin, Faculdade Metodista de Santa Maria, Santa Maria-RS.

Tecnólogo em Agropecuária: Sistemas de Produção (UERGS) CREA RS 160488; Bacharel em Administração (ULBRA); Licenciatura plena para a Educação Profissional (UFSM); Especialista em Gestão Pública Municipal (UFSM); Especialista em Tecnologias de Informação e Comunicação aplicadas à Educação (UFSM); Especialista em Ensino de Sociologia no Ensino Médio (UFSM); Mestre e Doutor em Extensão Rural (PPGExR/UFSM); Editor da Revista Extensão Rural; Membro da Academia Centro Serra de Letras; Tesoureiro da Associação Riograndense dos Tecnólogos (ARTECNOL); Professor dos Cursos de Administração e Ciências Contábeis e Coordenador da Pós-graduação Lato Sensu em Agronegócios da Faculdade Metodista de Santa Maria (FAMES).

Referências

ANDRADE, L. E. Introdução à pesquisa operacional. Rio de Janeiro: LTC, 2009.

ANDRADE, M. M. Introdução à metodologia do trabalho científico. 10. ed. São Paulo: Ed. Atlas, 2010.

ANDRADE, R. O. B; AMBONI, N. Estratégias de gestão: processos e funções do administrador. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

BARBOSA, L. Tendências da alimentação contemporânea. In: Pinto, M. de L; PACHECO, J. K. Juventude, consumo & educação 2. Porto Alegre: ESPM, 2009.

BLEIL, S. I. O padrão alimentar ocidental: considerações sobre a mudança de hábitos no Brasil. Artigo publicado no Vol. VI da Revista Cadernos de Debate, uma publicação do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação da UNICAMP, p. 1-25, 1998.

CHIAVENATO, I. Administração: teoria, processo e prática. São Paulo: Makron Books Brasil, 2000.

EMPRESOMETRO MPE. Estatísticas: Santa Maria. 2016. Disponível em: http://empresometro.cnc.org.br/Estatisticas. Acesso em: 01 set. 2016.

FEE. Fundação de economia e estatística. FEE DADOS – Demografia – estimativas populacionais. Santa Maria. 2015. Disponível em:< http://feedados.fee.tche.br/feedados/>. Acesso em: 18 out. 2016.

FERREIRA, K. A; ALCANTARA, R. L. C. Abordagens para aplicação da estratégia de postponement: estudo multicaso em empresas da indústria de alimentos. Gest. Prod. São Carlos, v. 20, n. 2, p. 357-372, jun. 2013.

FILION, L. Empreendedorismo: empreendedores e proprietários-gerentes de pequenos negócios. Revista de Administração, São Paulo, v. 34, n. 2, p. 05-28, abri/jun. 1999.

FISCHLER, C. McDonaldização dos costumes. 6. ed. Estação Liberdade, 1998.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

HOFFMANN, R. A; HOFFMANN, V. E; CANCELLIER, E. L. P. L. As estratégias da microempresa varejista e seus estágios de informatização. RAM, Rev. Adm. Mackenzie (Online), São Paulo, v. 10, n. 2, p. 110-134, abr. 2009.

KOTLER, P; KELLER, K. Administração de marketing. 12. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.

MARCONI, M; LAKATOS, E. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

MARCONI, M. de A. et al. Fundamentos de metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2011.

MACULAN, A. D. Estratégias de inovação e tecnologia das pequenas e médias empresas. UFRJ, ANAPD, 1995.

MAXIMIANO, A. C. A. Administração para empreendedores. 2. ed. São Paulo: Pearson, 2011.

MALHOTRA, N. K. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. 6. ed. Porto Alegre: Bookman, 2011.

MESSIAS, S. C. L. Informação: um estudo exploratório do conceito em periódicos científicos brasileiros da área de Ciência da Informação. 2005. 177-194 f. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Filosofia e Ciências – Universidade Estadual Paulista, Marília, 2005.

PINHEIRO, R. M; CASTRO, G. C; SILVA, H. H; NUNES, J. M. G. Comportamento do consumidor e pesquisa de mercado. Rio de Janeiro. 2.ª ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2005.

PELISSARI, A. S. Processo de formulação de estratégias em pequenas empresas com base na cultura corporativa e competências gerenciais. 2007. 221 f. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) – UNIMEP, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Faculdade de Engenharia, Arquitetura e Urbanismo, Santa Bárbara d’Oeste, 2007.

PINHEIRO, R. M. Inteligência competitiva e pesquisa de mercado. Curitiba: IESDE Brasil, 2009.

RAMOS, H. C; CARVALHO, F; CUNHA, M. B da. Avaliação do uso do Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas: um serviço de informação destinada à microempresa brasileira. Ci. Inf., Brasília, v. 35, n. 3, p. 255-269, dez. 2006.

RAYMUNDO, P. J. Resultados financeiros: uma análise em empresas do segmento de alimentação fora do domicílio. Gest. Prod., São Carlos, v. 22, n. 2, p. 311-325, jun. 2015.

RIBEIRO, M. M et al. Estudo de mercado de iogurte da cidade de Belo Horizonte/MG. Rev. Ceres, Viçosa, v. 57, n. 2, p. 151-156, abr. 2010.

SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. Lei geral das micro e pequenas empresas. Disponível em: http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/entenda-as-diferencas-entre-microempresa-pequena-empresa-e-mei. Acesso em: 08 ago. 2016.

SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. Como montar uma fornecedora de refeições em marmita. Disponível em: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ideias/como-montar-uma-fornecedora-de-refeicoes-em-marmita. Acesso em: 08 nov. 2016.

SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. Como montar um food truck. Disponível em: http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/food-truck-uma-nova-tendencia>. Acesso em: 10 nov. 2016.

VERGARA, S. C. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 5 ed. São Paulo: Atlas, 1998.

ZUINI, P. 10 ferramentas de pesquisa de mercado para empreendedores. Exame, 2014. Disponível em: http://exame.abril.com.br/pme/noticias/10-ferramentas-de-pesquisa-de-mercado-para-empreendedores. Acesso em: 10 ago. 2016.

Downloads

Publicado

2017-08-09

Como Citar

Veiga, A. S., & Redin, E. (2017). A pesquisa de mercado nas microempresas do setor de viandas e marmitarias de Santa Maria-RS. Saber Humano: Revista Científica Da Faculdade Antonio Meneghetti, 7(10), 155–183. https://doi.org/10.18815/sh.2017v7n10.209

Edição

Seção

Administração