A pesquisa de mercado nas microempresas do setor de viandas e marmitarias de Santa Maria-RS
DOI:
https://doi.org/10.18815/sh.2017v7n10.209Parole chiave:
Pesquisa de mercado, Microempresa, Consumo alimentício, Processo de decisão.Abstract
As microempresas do ramo de viandas e marmitarias desempenham uma atividade importante nos centros urbanos, pois o ramo da alimentação é indispensável no meio familiar. O objetivo desta investigação é analisar a utilização da pesquisa de mercado pelos empreendedores do ramo de fornecimento de viandas e marmitarias, localizadas no centro do município de Santa Maria, Rio Grande do Sul. Os empresários tiveram trajetórias distintas para a criação das empresas, cinco deles já tinham experiências na área de alimentação. Os entrevistados entendem que a pesquisa de mercado serve para analisar o segmento que o empreendedor quer investir, verificar a existência de público suficiente para o empreendimento, em qual região atuará e quais as necessidades dos clientes. Quanto à metodologia, este estudo caracteriza-se como pesquisa descritiva e qualitativa. Os dados coletados foram-no por meio de entrevistas com roteiro semiestruturado aplicadas em dez microempresas, situadas na região central da cidade de Santa Maria, no ano de 2016. Os resultados demostraram que os empresários conhecem ou já ouviram falar e sabem a real importância que a ferramenta de pesquisa de mercado traz em benefício dos negócios, mas não a utilizam adequadamente, pois realizam apenas pesquisas de menor expressão e que não são suficientes para minimizar os riscos que o mercado alimentício apresenta. É necessária uma atenção maior dos empreendedores quanto à ferramenta de pesquisa de mercado, pois, usando-a de maneira técnica, ela pode tornar-se um instrumento importante para a procura de informações pertinentes ao empreendimento e à obtenção de dados úteis para a formação de uma empresa.Riferimenti bibliografici
ANDRADE, L. E. Introdução à pesquisa operacional. Rio de Janeiro: LTC, 2009.
ANDRADE, M. M. Introdução à metodologia do trabalho científico. 10. ed. São Paulo: Ed. Atlas, 2010.
ANDRADE, R. O. B; AMBONI, N. Estratégias de gestão: processos e funções do administrador. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.
BARBOSA, L. Tendências da alimentação contemporânea. In: Pinto, M. de L; PACHECO, J. K. Juventude, consumo & educação 2. Porto Alegre: ESPM, 2009.
BLEIL, S. I. O padrão alimentar ocidental: considerações sobre a mudança de hábitos no Brasil. Artigo publicado no Vol. VI da Revista Cadernos de Debate, uma publicação do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação da UNICAMP, p. 1-25, 1998.
CHIAVENATO, I. Administração: teoria, processo e prática. São Paulo: Makron Books Brasil, 2000.
EMPRESOMETRO MPE. Estatísticas: Santa Maria. 2016. Disponível em: http://empresometro.cnc.org.br/Estatisticas. Acesso em: 01 set. 2016.
FEE. Fundação de economia e estatística. FEE DADOS – Demografia – estimativas populacionais. Santa Maria. 2015. Disponível em:< http://feedados.fee.tche.br/feedados/>. Acesso em: 18 out. 2016.
FERREIRA, K. A; ALCANTARA, R. L. C. Abordagens para aplicação da estratégia de postponement: estudo multicaso em empresas da indústria de alimentos. Gest. Prod. São Carlos, v. 20, n. 2, p. 357-372, jun. 2013.
FILION, L. Empreendedorismo: empreendedores e proprietários-gerentes de pequenos negócios. Revista de Administração, São Paulo, v. 34, n. 2, p. 05-28, abri/jun. 1999.
FISCHLER, C. McDonaldização dos costumes. 6. ed. Estação Liberdade, 1998.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.
HOFFMANN, R. A; HOFFMANN, V. E; CANCELLIER, E. L. P. L. As estratégias da microempresa varejista e seus estágios de informatização. RAM, Rev. Adm. Mackenzie (Online), São Paulo, v. 10, n. 2, p. 110-134, abr. 2009.
KOTLER, P; KELLER, K. Administração de marketing. 12. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.
MARCONI, M; LAKATOS, E. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
MARCONI, M. de A. et al. Fundamentos de metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2011.
MACULAN, A. D. Estratégias de inovação e tecnologia das pequenas e médias empresas. UFRJ, ANAPD, 1995.
MAXIMIANO, A. C. A. Administração para empreendedores. 2. ed. São Paulo: Pearson, 2011.
MALHOTRA, N. K. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. 6. ed. Porto Alegre: Bookman, 2011.
MESSIAS, S. C. L. Informação: um estudo exploratório do conceito em periódicos científicos brasileiros da área de Ciência da Informação. 2005. 177-194 f. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Filosofia e Ciências – Universidade Estadual Paulista, Marília, 2005.
PINHEIRO, R. M; CASTRO, G. C; SILVA, H. H; NUNES, J. M. G. Comportamento do consumidor e pesquisa de mercado. Rio de Janeiro. 2.ª ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2005.
PELISSARI, A. S. Processo de formulação de estratégias em pequenas empresas com base na cultura corporativa e competências gerenciais. 2007. 221 f. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) – UNIMEP, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Faculdade de Engenharia, Arquitetura e Urbanismo, Santa Bárbara d’Oeste, 2007.
PINHEIRO, R. M. Inteligência competitiva e pesquisa de mercado. Curitiba: IESDE Brasil, 2009.
RAMOS, H. C; CARVALHO, F; CUNHA, M. B da. Avaliação do uso do Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas: um serviço de informação destinada à microempresa brasileira. Ci. Inf., Brasília, v. 35, n. 3, p. 255-269, dez. 2006.
RAYMUNDO, P. J. Resultados financeiros: uma análise em empresas do segmento de alimentação fora do domicílio. Gest. Prod., São Carlos, v. 22, n. 2, p. 311-325, jun. 2015.
RIBEIRO, M. M et al. Estudo de mercado de iogurte da cidade de Belo Horizonte/MG. Rev. Ceres, Viçosa, v. 57, n. 2, p. 151-156, abr. 2010.
SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. Lei geral das micro e pequenas empresas. Disponível em: http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/entenda-as-diferencas-entre-microempresa-pequena-empresa-e-mei. Acesso em: 08 ago. 2016.
SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. Como montar uma fornecedora de refeições em marmita. Disponível em: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ideias/como-montar-uma-fornecedora-de-refeicoes-em-marmita. Acesso em: 08 nov. 2016.
SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. Como montar um food truck. Disponível em: http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/food-truck-uma-nova-tendencia>. Acesso em: 10 nov. 2016.
VERGARA, S. C. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 5 ed. São Paulo: Atlas, 1998.
ZUINI, P. 10 ferramentas de pesquisa de mercado para empreendedores. Exame, 2014. Disponível em: http://exame.abril.com.br/pme/noticias/10-ferramentas-de-pesquisa-de-mercado-para-empreendedores. Acesso em: 10 ago. 2016.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.(Veja Política de Acesso Livre).