Barreiras de Acessibilidade Enfrentadas por Pessoas Surdas no Setor de Serviços: Uma Revisão Integrativa da Literatura

Monica Holdorf Lopez, Wilson Robson Griebeler, Lizanda Garcia Lupi Vergara

Resumo


A acessibilidade é um direito de todo o cidadão. Para muitas pessoas surdas, o acesso às atividades existentes na sociedade é garantido quando há a possibilidade de comunicação em LS.  O objetivo deste estudo foi identificar os problemas de acessibilidade enfrentados pelas pessoas surdas no setor de serviços. Para tanto, foi realizada uma revisão integrativa da literatura, a partir dos termos: deaf;"hard of hearing”; “hearing impaired”; access; inclusion; communication. Os serviços encontrados foram organizados em quatro categorias: saúde; emergência; sistema de justiça; e cultura. Constatou-se que, independentemente da situação econômica do país, todos os estudos apontaram a existência de barreiras atitudinais ou comunicacionais, tais como: a falta de conscientização das organizações a respeito das necessidades e singularidades do público surdo, a rara presença de intérpretes de LS, ou profissionais capacitados, bem como a ausência de informações sobre os serviços em LS. Com a ausência de recursos de comunicação, os surdos se deparam com três situações: (1) precisam do auxílio de um familiar ou conhecido e assim perdem sua autonomia; (2) utilizam a escrita, ou a leitura orofacial (linguagens estas que nem todos os surdos tem domínio, ou facilidade) e correm o risco de não compreenderem as informações corretamente; e (3) evitam ou desistem de acessar o serviço.


Palavras-chave


acessibilidade; pessoas surdas; deficientes auditivos; surdez; serviços.

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DOI: https://doi.org/10.18815/sh.2020v10n17.456

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