RELACIONAMENTO COM A MARCA: ELABORAÇÃO DE INSTRUMENTO PARA DIAGÓSTICO

Autores

  • Ismael de Mendonça Azevedo Universidade Potiguar https://orcid.org/0000-0002-1695-3522
  • Ponciano Rodrigues Bezerra Neto Universidade Potiguar
  • Renato Araújo de Carvalho Universidade Potiguar
  • Matheus Silva Dias Universidade Potiguar

DOI:

https://doi.org/10.18815/sh.2021v11n18.475

Palavras-chave:

Diagnóstico de Marketing. Marketing de Indicação. Marketing de relacionamento. Motivos para consumo.

Resumo

O relacionamento entre consumidores e organizações é um objeto de estudo que merece atenção por parte dos gestores. A concorrência surge e traz modificações ao cenário competitivo, os consumidores passam a ser mais exigentes, e construir uma relação de valor que diferencie a sua organização das demais se tornando cada dia mais complexo. Diante disso, este estudo tem como objetivo desenvolver um instrumento para avaliação do relacionamento entre consumidores e uma marca, a partir de uma abordagem metodológica mista, pois utilizou-se de aspectos qualitativos da entrevista em profundidade e, logo após, uma abordagem quantitativa com uso de uma survey. Os dados foram analisados com utilização do software SPSS 21. Os resultados mostram que o instrumento elaborado, que ficou nomeado como Diagnóstico de Avaliação da Percepção e Envolvimento com a Marca (DAPEM), é válido; apresentou alta confiabilidade, bem como a amostra se demonstrou apropriada para análise fatorial exploratória (AFE), de modo que as dimensões foram confirmadas e as variáveis e dimensões apresentaram correlações significativas. Por fim, o diagnóstico se demonstrou apropriado para a avaliação do relacionamento entre a marca estudada e seus consumidores.

Biografia do Autor

Ismael de Mendonça Azevedo, Universidade Potiguar

Doutorando em Administração pela Universidade Potiguar (2020-atual). Mestre em Administração pela Universidade Potiguar (2017/2018). Especialista em Marketing e Comportamento do Consumidor pela Universidade de Araraquara (2018/2020). MBA em Gestão de Pessoas pela Universidade Potiguar (2012/2014). Bacharel em Administração pela Universidade Estadual da Paraíba (2009). Professor dos cursos de graduação da Escola de Ciências Sociais Aplicadas, Educação, Artes e Humanidades na Universidade Potiguar - UnP.

Ponciano Rodrigues Bezerra Neto, Universidade Potiguar

Graduando em Administração pela Universidade Potiguar.

Renato Araújo de Carvalho, Universidade Potiguar

Graduando em Administração pela Universidade Potiguar

Matheus Silva Dias, Universidade Potiguar

Graduando em Adminitração pela Universidade Potiguar

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Publicado

2021-07-19

Como Citar

Azevedo, I. de M., Bezerra Neto, P. R., Carvalho, R. A. de, & Dias, M. S. (2021). RELACIONAMENTO COM A MARCA: ELABORAÇÃO DE INSTRUMENTO PARA DIAGÓSTICO. Saber Humano: Revista Científica Da Faculdade Antonio Meneghetti, 11(18). https://doi.org/10.18815/sh.2021v11n18.475

Edição

Seção

Administração