A educação infantil e seus desafios no período pós-pandemia
DOI:
https://doi.org/10.18815/sh.2023v13n23.574Palavras-chave:
educação infantil, COVID-19, pandemiaResumo
Este artigo faz uma análise dos reflexos da pandemia da COVID-19 na educação, enfatizando as consequências na educação infantil e primeiros anos do ensino fundamental. A partir do primeiro trimestre de 2020, a Organização Mundial da Saúde declarou estado de pandemia. Assim o mundo inteiro se viu obrigado a aplicar protocolos sanitários, muitas atividades pararam e a emergência sanitária levou ao esgotamento dos serviços de saúde. O ensino remoto foi a alternativa encontrada para que a educação não parasse, ou pelo menos, tivesse os efeitos do distanciamento social, mitigados. Entramos num período de muitas dúvidas sobre como aplicar o ensino remoto e os questionamentos se ampliaram atingindo questões de infraestrutura e socioeconômicas. Muitos países emergentes ainda não estavam preparados para a oferta remota e em muitos casos as famílias não tinham internet adequada, computador e frequentemente, tinham apenas um aparelho celular para uso da família inteira. O evento pandêmico expôs ainda mais o abismo socioeconômico que domina muitos países emergentes, inclusive o Brasil. A instalação do caos educacional nunca esteve tão próxima para a sociedade, uma vez que, além das demandas provocadas pela necessidade de distanciamento social muitas outras necessidades em educação já haviam se transformado num passivo para o qual os governos deram pouca atenção. Desta forma, o período em que vivemos o isolamento deixou muito mais evidente a necessidade de grandes investimentos em educação, incluindo qualificação de todos os atores do processo, na infraestrutura e na qualidade de vida da sociedade.
Referências
ALVES, L. Educação remota: entre a ilusão e a realidade. Interfaces Científicas - Educação, Aracaju, v. 8, n. 3, p. 348-365, 2020.
ALVES, E. J.; FARIA, D. C. Educação em tempos de pandemia: lições aprendidas e compartilhadas. Revista Observatório, Palmas, v. 6, n. 2, p. 1-18, abr./jun. 2020.
ANJOS, C. I.; FRANCISCO, D. J. Educação infantil e tecnologias digitais: reflexões em tempos de pandemia. Zero-a-Seis, Florianópolis, v. 23, n. esp., p. 125-146, jan. 2021.
AVENI, A. Sistemas de saúde e economia da saúde - impactos causados pela covid-19. Cadernos de Prospecção, Salvador, v. 13, n. 2, p. 477-493, 2020.
BAADE, J. H. et al. Professores da educação básica no Brasil em tempos de COVID-19. Revista HOLOS, Natal, v. 5, p. 1-16, 2020.
BARROS, F. C.; VIEIRA, D. A. P. Os desafios da educação no período de pandemia. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 7, n. 1, p. 826-849, 2021.
BONFIM, L. C. S. S.; DE CASTRO, J. F. S.; RODRIGUES, A. C. Educação infantil no contexto da educação online no município de Palmas-TO em tempos de pandemia de covid-19. Revista Docência e Cibercultura, Rio de Janeiro, v. 6, n. 5, p. 69-88, 2022.
COUTINHO, A. S.; CÔCO, V. Educação infantil, políticas governamentais e mobilizações em tempos de pandemia. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 15, p. 1-15, 2020.
CUNHA, A. V. M. et al. A educação infantil em tempos pandêmicos. Pedagogia em Ação, Belo Horizonte, v. 18, n. 1, p. 6-17, 2022.
FONTANA, M. I.; ROSA, M. A.; KAUCHAKJE, S. A educação sob o impacto da pandemia Covid-19: uma discussão da literatura. Revista Práxis, Volta Redonda, v. 12, n. 1, p. 97-109, 2020.
FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ. Impactos sociais, econômicos, culturais e políticos da pandemia. Rio de Janeiro, 2021. Disponível em: https://portal.fiocruz.br/impactos-sociais-economicos-culturais-e-politicos-da-pandemia. Acesso em: 12 abr. 2023.
FUNDO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A INF NCIA. Busca ativa de estudantes é prioridade para redes municipais de educação em 2021, revela pesquisa Undime, com apoio do UNICEF e Itaú Social. Brasília, 22 jul. 2021. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/comunicados-de-imprensa/busca-ativa-de-estudantes-e-prioridade-para-redes-municipais-de-educacao-em-2021. Acesso em: 10 fev. 2023.
GAGO, D. R.; CORBELLINI, S. Orientação educacional: o combate à evasão escolar na pandemia. Revista Faz Ciência, Francisco Beltrão, v. 23, n. 38, p. 118-143, 2021.
GALVANI, N. BH: professores criticam retorno das aulas da educação infantil na ALMG. Estado de Minas, Belo Horizonte, 25 mai. 2021. Disponível em: https://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2021/05/25/interna_gerais,1270063/bh-professores-criticam-retorno-das-aulas-da-educacao-infantil-na-almg.shtml. Acesso em: 12 mai. 2023.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Divulgados dados sobre o impacto da pandemia na educação. Brasília, 08 jul. 2021. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/assuntos/noticias/censo-escolar/divulgados-dados-sobre-impacto-da-pandemia-na-educacao. Acesso em: 10 fev. 2023.
JORGE, B. F. et al. As crianças em tempos de pandemia: isolamento social e o direito aos espaços. Humanidades & Inovação, Palmas, v. 10, n. 2, p. 260-273, 2023.
LISBOA, V. Covid-19: em dois anos, variantes e vacinas moldaram fases da pandemia. Agência Brasil, Rio de Janeiro, 11 mar. 2022. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2022-03/covid-19-em-dois-anos-variantes-e-vacinas-moldaram-fases-da-pandemia. Acesso em: 10 fev. 2023.
MIRANDA, R. G. S. Educação pós-pandemia: realidade, desafios e perspectivas. Revista Renascer, Goiânia, n. 67, 2021. Disponível em: https://revistarenascer.com/educacao-pos-pandemia-realidade-desafios-e-perspectivas. Acesso em: 10 jan. 2023.
MOREIRA, M. E. S. et al. Metodologias e tecnologias para educação em tempos de pandemia COVID-19. Brazilian Journal of Health Review, São José dos Pinhais, v. 3, n. 3, p. 6281-6290, 2020.
PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE. Secretaria da Saúde. Protocolo sanitário para retorno das atividades escolares em Porto Alegre. Porto Alegre: Secretaria da Saúde, 2020.
G1. Quais os impactos da pandemia na educação básica? São Paulo, 06. nov. 2020. Disponível em: https://g1.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/especial-publicitario/sae-digital/educacao-em-evolucao/noticia/2020/11/06/quais-sao-os-impactos-da-pandemia-na-educacao-basica.ghtml. Acesso em: 10 abr. 2023.
SANTANA, C. L. S.; SALES, K. M. B. Aula em casa: educação, tecnologias digitais e pandemia covid-19. Interfaces Científicas - Educação, Aracaju, v. 10, n. 1, p. 75-92, 2020.
SANTOS, J. C.; OLIVEIRA, L. A. Percepções sobre as ações das redes públicas de ensino durante a pandemia. Revista Educação & Formação, Fortaleza, v. 6, n. 3, p. 1-23, set./dez. 2021.
SANTOS, M. D.; MENDES, M. A. L.; SOUZA, L. A. L. Evasão escolar na pandemia: estratégias adotadas por uma escola pública. In: JORNADA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA, 14.; SIMPÓSIO DE PÓS-GRADUAÇÃO, 11., 2022, Pouso Alegre. Anais [...]. Pouso Alegre: IFSul de Minas, 2022.
SANTOS JÚNIOR, V. B.; MONTEIRO, J. C. S. Educação e COVID-19: as tecnologias digitais mediando a aprendizagem em tempos de pandemia. Revista Encantar - Educação, Cultura e Sociedade, Bom Jesus da Lapa, v. 2, n. 1, p. 1-15, 2020.
TOKARNIA, M. Pandemia causa impactos na alfabetização de crianças. Agência Brasil, Brasília, 08 set. 2021. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2021-09/pandemia-causa-impactos-na-alfabetizacao-de-criancas. Acesso em: 10 fev. 2023.
TREZZI, C. A educação pós-pandemia: uma análise a partir da desigualdade educacional. Revista Dialogia, São Paulo, v. 37, p. 1-14, 2021.
VIEIRA, L. F.; OLIVEIRA, T. G. As condições do trabalho docente na educação infantil no Brasil: alguns resultados de pesquisa (2002-2012). Revista Educação em Questão, Natal, v. 46, n. 32, p. 131-154, mai./ago. 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Luisa Lean Susin, Alexandre Henrique Susin
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.(Veja Política de Acesso Livre).