A educação infantil e seus desafios no período pós-pandemia

Autores

  • Luisa Leal Susin Faculdade Antonio Meneghetti
  • Alexandre Henrique Susin Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.18815/sh.2023v13n23.574

Palavras-chave:

educação infantil, COVID-19, pandemia

Resumo

Este artigo faz uma análise dos reflexos da pandemia da COVID-19 na educação, enfatizando as consequências na educação infantil e primeiros anos do ensino fundamental. A partir do primeiro trimestre de 2020, a Organização Mundial da Saúde declarou estado de pandemia. Assim o mundo inteiro se viu obrigado a aplicar protocolos sanitários, muitas atividades pararam e a emergência sanitária levou ao esgotamento dos serviços de saúde. O ensino remoto foi a alternativa encontrada para que a educação não parasse, ou pelo menos, tivesse os efeitos do distanciamento social, mitigados. Entramos num período de muitas dúvidas sobre como aplicar o ensino remoto e os questionamentos se ampliaram atingindo questões de infraestrutura e socioeconômicas. Muitos países emergentes ainda não estavam preparados para a oferta remota e em muitos casos as famílias não tinham internet adequada, computador e frequentemente, tinham apenas um aparelho celular para uso da família inteira. O evento pandêmico expôs ainda mais o abismo socioeconômico que domina muitos países emergentes, inclusive o Brasil. A instalação do caos educacional nunca esteve tão próxima para a sociedade, uma vez que, além das demandas provocadas pela necessidade de distanciamento social muitas outras necessidades em educação já haviam se transformado num passivo para o qual os governos deram pouca atenção. Desta forma, o período em que vivemos o isolamento deixou muito mais evidente a necessidade de grandes investimentos em educação, incluindo qualificação de todos os atores do processo, na infraestrutura e na qualidade de vida da sociedade.

Biografia do Autor

Luisa Leal Susin, Faculdade Antonio Meneghetti

Bacharelanda em Pedagogia pela Faculdade Antonio Meneghetti (AMF).

Alexandre Henrique Susin, Universidade Federal de Santa Maria

Possui Pós-Doutorado pela Université de Genève/Suíça, Doutor e Meste em Dentística Restauradora pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Uesp), Bacharel em Odontologia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Professor Titular do Departamento de Odontologia Restauradora e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Odontológicas (UFSM), Avaliador Institucional e de Cursos do MEC/INEP.

Referências

ALVES, L. Educação remota: entre a ilusão e a realidade. Interfaces Científicas - Educação, Aracaju, v. 8, n. 3, p. 348-365, 2020.

ALVES, E. J.; FARIA, D. C. Educação em tempos de pandemia: lições aprendidas e compartilhadas. Revista Observatório, Palmas, v. 6, n. 2, p. 1-18, abr./jun. 2020.

ANJOS, C. I.; FRANCISCO, D. J. Educação infantil e tecnologias digitais: reflexões em tempos de pandemia. Zero-a-Seis, Florianópolis, v. 23, n. esp., p. 125-146, jan. 2021.

AVENI, A. Sistemas de saúde e economia da saúde - impactos causados pela covid-19. Cadernos de Prospecção, Salvador, v. 13, n. 2, p. 477-493, 2020.

BAADE, J. H. et al. Professores da educação básica no Brasil em tempos de COVID-19. Revista HOLOS, Natal, v. 5, p. 1-16, 2020.

BARROS, F. C.; VIEIRA, D. A. P. Os desafios da educação no período de pandemia. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 7, n. 1, p. 826-849, 2021.

BONFIM, L. C. S. S.; DE CASTRO, J. F. S.; RODRIGUES, A. C. Educação infantil no contexto da educação online no município de Palmas-TO em tempos de pandemia de covid-19. Revista Docência e Cibercultura, Rio de Janeiro, v. 6, n. 5, p. 69-88, 2022.

COUTINHO, A. S.; CÔCO, V. Educação infantil, políticas governamentais e mobilizações em tempos de pandemia. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 15, p. 1-15, 2020.

CUNHA, A. V. M. et al. A educação infantil em tempos pandêmicos. Pedagogia em Ação, Belo Horizonte, v. 18, n. 1, p. 6-17, 2022.

FONTANA, M. I.; ROSA, M. A.; KAUCHAKJE, S. A educação sob o impacto da pandemia Covid-19: uma discussão da literatura. Revista Práxis, Volta Redonda, v. 12, n. 1, p. 97-109, 2020.

FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ. Impactos sociais, econômicos, culturais e políticos da pandemia. Rio de Janeiro, 2021. Disponível em: https://portal.fiocruz.br/impactos-sociais-economicos-culturais-e-politicos-da-pandemia. Acesso em: 12 abr. 2023.

FUNDO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A INF NCIA. Busca ativa de estudantes é prioridade para redes municipais de educação em 2021, revela pesquisa Undime, com apoio do UNICEF e Itaú Social. Brasília, 22 jul. 2021. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/comunicados-de-imprensa/busca-ativa-de-estudantes-e-prioridade-para-redes-municipais-de-educacao-em-2021. Acesso em: 10 fev. 2023.

GAGO, D. R.; CORBELLINI, S. Orientação educacional: o combate à evasão escolar na pandemia. Revista Faz Ciência, Francisco Beltrão, v. 23, n. 38, p. 118-143, 2021.

GALVANI, N. BH: professores criticam retorno das aulas da educação infantil na ALMG. Estado de Minas, Belo Horizonte, 25 mai. 2021. Disponível em: https://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2021/05/25/interna_gerais,1270063/bh-professores-criticam-retorno-das-aulas-da-educacao-infantil-na-almg.shtml. Acesso em: 12 mai. 2023.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Divulgados dados sobre o impacto da pandemia na educação. Brasília, 08 jul. 2021. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/assuntos/noticias/censo-escolar/divulgados-dados-sobre-impacto-da-pandemia-na-educacao. Acesso em: 10 fev. 2023.

JORGE, B. F. et al. As crianças em tempos de pandemia: isolamento social e o direito aos espaços. Humanidades & Inovação, Palmas, v. 10, n. 2, p. 260-273, 2023.

LISBOA, V. Covid-19: em dois anos, variantes e vacinas moldaram fases da pandemia. Agência Brasil, Rio de Janeiro, 11 mar. 2022. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2022-03/covid-19-em-dois-anos-variantes-e-vacinas-moldaram-fases-da-pandemia. Acesso em: 10 fev. 2023.

MIRANDA, R. G. S. Educação pós-pandemia: realidade, desafios e perspectivas. Revista Renascer, Goiânia, n. 67, 2021. Disponível em: https://revistarenascer.com/educacao-pos-pandemia-realidade-desafios-e-perspectivas. Acesso em: 10 jan. 2023.

MOREIRA, M. E. S. et al. Metodologias e tecnologias para educação em tempos de pandemia COVID-19. Brazilian Journal of Health Review, São José dos Pinhais, v. 3, n. 3, p. 6281-6290, 2020.

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE. Secretaria da Saúde. Protocolo sanitário para retorno das atividades escolares em Porto Alegre. Porto Alegre: Secretaria da Saúde, 2020.

G1. Quais os impactos da pandemia na educação básica? São Paulo, 06. nov. 2020. Disponível em: https://g1.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/especial-publicitario/sae-digital/educacao-em-evolucao/noticia/2020/11/06/quais-sao-os-impactos-da-pandemia-na-educacao-basica.ghtml. Acesso em: 10 abr. 2023.

SANTANA, C. L. S.; SALES, K. M. B. Aula em casa: educação, tecnologias digitais e pandemia covid-19. Interfaces Científicas - Educação, Aracaju, v. 10, n. 1, p. 75-92, 2020.

SANTOS, J. C.; OLIVEIRA, L. A. Percepções sobre as ações das redes públicas de ensino durante a pandemia. Revista Educação & Formação, Fortaleza, v. 6, n. 3, p. 1-23, set./dez. 2021.

SANTOS, M. D.; MENDES, M. A. L.; SOUZA, L. A. L. Evasão escolar na pandemia: estratégias adotadas por uma escola pública. In: JORNADA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA, 14.; SIMPÓSIO DE PÓS-GRADUAÇÃO, 11., 2022, Pouso Alegre. Anais [...]. Pouso Alegre: IFSul de Minas, 2022.

SANTOS JÚNIOR, V. B.; MONTEIRO, J. C. S. Educação e COVID-19: as tecnologias digitais mediando a aprendizagem em tempos de pandemia. Revista Encantar - Educação, Cultura e Sociedade, Bom Jesus da Lapa, v. 2, n. 1, p. 1-15, 2020.

TOKARNIA, M. Pandemia causa impactos na alfabetização de crianças. Agência Brasil, Brasília, 08 set. 2021. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2021-09/pandemia-causa-impactos-na-alfabetizacao-de-criancas. Acesso em: 10 fev. 2023.

TREZZI, C. A educação pós-pandemia: uma análise a partir da desigualdade educacional. Revista Dialogia, São Paulo, v. 37, p. 1-14, 2021.

VIEIRA, L. F.; OLIVEIRA, T. G. As condições do trabalho docente na educação infantil no Brasil: alguns resultados de pesquisa (2002-2012). Revista Educação em Questão, Natal, v. 46, n. 32, p. 131-154, mai./ago. 2013.

Downloads

Publicado

2023-11-29

Como Citar

Susin, L. L., & Susin, A. H. (2023). A educação infantil e seus desafios no período pós-pandemia. Saber Humano: Revista Científica Da Faculdade Antonio Meneghetti, 13(23), 23–37. https://doi.org/10.18815/sh.2023v13n23.574