Diagnóstico organizacional e análise SWOT: um estudo no Centro de Referência Especializado de Assistência Social de Sumé-PB

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18815/sh.2023v13n23.623

Palavras-chave:

CREAS, Análise SWOT, planejamento estratégico

Resumo

As organizações públicas apresentam elevados índices de procura por seus serviços e isso gera um fluxo de informações que nem sempre permanece no controle pelos seus servidores. Sendo assim, este trabalho realizou uma pesquisa a respeito dos conhecimentos internos e externos em uma Unidade de Assistência Social de Sumé-PB, a fim de observar como estão seus níveis de eficácia a respeito das estratégias que a instituição adota. Constitui-se como objetivo geral da pesquisa analisar o ambiente externo e interno do Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS no município de Sumé-PB. É um trabalho que se estrutura em um estudo de caso, descritivo, baseando-se na análise qualitativa, a partir da técnica de análise SWOT, tendo como forma de coleta de dados a aplicação de questionário contendo 15 questões, direcionado aos servidores do CREAS na unidade de Sumé-PB. A partir dos dados listam-se os seguintes resultados: percebeu-se que a unidade desempenha um papel relevante no acolhimento dos indivíduos que se encontram em situações de vulnerabilidade. Como resultados, observou-se que os serviços de assistência social realizam trabalhos interdisciplinares e por meio da análise SWOT no CREAS foi possível identificar as forças e fraquezas e as oportunidades e ameaças. Diante disso, o estudo possibilitou a apresentação de diagnósticos e perfil do CREAS avaliado, demonstrando as ações desenvolvidas, estrutura e seus desafios para o desempenho das atividades.

Biografia do Autor

Paulo Sérgio da Silva Barbosa, Universidade Federal de Campina Grande

Especialista em Gestão e Governança Pública, em Direito Público Constitucional, Administrativo e Tributário e possui MBA em Economia, Mercado e Finanças pela Faculdade Focus, Tecnólogo em Gestão Pública pela Universidade de Campina Grande (UFCG).

Allan Gustavo Freire da Silva, Universidade Federal de Campina Grande

Doutorado em Administração (2022) pela Universidade Potiguar (UnP), Mestre em Desenvolvimento Regional (2016) pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Especialista em Gestão Pública (2015) pela Faculdade Internacional Signorelli (FISIG), Graduado em Gestão Pública (2014) pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). É professor efetivo na Universidade Federal de Campina Grande, área de Administração Pública, no campus de Sumé-PB, exercendo funções administrativas e desenvolvendo atividades de ensino, pesquisa e extensão. Tendo atuado, entre 2015 a 2017, como técnico-administrativo do quadro permanente de pessoal do CDSA/UFCG, no setor de Coordenação de Projetos e Modernização Administrativa - CPMA. Integra o Banco de avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - BASis - INEP - MEC. É o idealizador e editor-chefe da Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento - RBGD (cdsa.revistas.ufcg.edu.br/index.php/rbgd), vinculada ao Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA/UFCG). É líder do grupo de pesquisa: "Universidades, Gestão Pública e Desenvolvimento Regional - UNIGED". Participa dos grupos de pesquisa: "Gestão Pública e Cidades Inteligentes (GEPCI)"; "Grupo Inovação, Tecnologia e Pesquisa na Paraíba (GiTecPB)" e "Grupo de Pesquisas sobre o Semiárido - Patativa do Assaré". Atua nas áreas de Gestão Pública; Desenvolvimento Regional; Políticas Públicas; Gestão Universitária; Sustentabilidade; e Meio Ambiente.

Laís Karla da Silva Barreto, Universidade Potiguar

Possui Doutorado e Mestrado pelo Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem/ Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Realizou Especialização em Práticas Pedagógicas no Ensino Superior e é graduada em Letras, Jornalismo e Administração. Atualmente, participa dos grupos de pesquisa 1) Comunicação e Processos de Significação/ UnP, 2) Gestão Estratégica de Negócios: gestão com pessoas / UnP, 3) Universidades, Gestão Pública e Desenvolvimento Regional/ UFCG - cadastrados no CNPq. Integra o quadro docente do Programa de Pós-graduação em Administração - PPgA/ UnP - Mestrado e Doutorado / da Universidade Potiguar (conceito 4). Desenvolve trabalhos que associam as estratégias comunicacionais no contexto das organizações, marketing, linguagem, relações públicas, tecnologia e informação, comportamento do consumidor e gestão do conhecimento. É vinculada ao Mestrado Profissional em Ensino em Saúde do Centro Universitário Dr. Leão Sampaio/CE na linha de pesquisa Currículo, formação profissional e processos de ensino e atua no suporte de pesquisa da Faculdade Vale do Salgado. Foi professora substituta na UFRN. Ministra treinamentos no IEL/RN. Atuou como editora da Revista Connexio- ISSN 2236-8760. Tem publicações (artigos, livro, capítulos de livros) por editoras nacionais e internacionais. Leciona no ensino superior, exerce atividades administrativas e de pesquisa. Apresenta expertise nas áreas de Linguagens, Comunicação, Gestão, Metodologia da Pesquisa, Empreendedorismo e Educação. Integra o Banco de avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - BASIS - INEP/MEC.

Tarciara Magley da Fonseca Pereira, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

DOUTORANDA em Administração pela Universidade Potiguar - UNP em Natal - RN (2020 - 2023). MESTRE em Ambiente Tecnologia e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Semi-árido - UFERSA (2015). ESPECIALISTA em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN (2009). Graduada em ADMINISTRAÇÃO pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN (2006). Experiências profissionais: Servidora/pública/Administradora da Universidade Federal Rural do Semi-árido - UFERSA, atuando na Pró-reitoria de Administração em Mossoró - RN (2011 até os dias atuais).Professora da Graduação da Rede UNIRB dos cursos de Direito, Administração, Ciências Contábeis e Sistemas de informação em Mossoró - RN (2017 - 2020). Professora do PRONATEC - IFRN em Mossoró - RN (2014). Chefe do setor de Recursos Humanos da multinacional Tucker Energy Services em Mossoró - RN (2003 - 2011). Professora em escolas públicas estaduais em Mossoró - RN (1999 - 2002).

Referências

ABATTI, C. Equipe de referência multiprofissional do CREAS: importância, atuação e consolidação de vínculos com os usuários atendidos em Araranguá/SC. Universidade do Sul de Santa Catarina, Araranguá, SC, 2016.

ANDRADE, R. O. B.; AMBONI, N. Estratégia de gestão: processos e funções do administrador. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

BOWLBY, J. Cuidados maternos e saúde mental. São Paulo: Martins Fontes, 1988.

BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. NOB-RH/SUAS Anotada e Comentada. Brasília, 2006.

BRASIL. Lei nº 8.742, de 7 de dezembro de 1993. Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS). Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8742.htm#:~:text=Art.%201%C2%BA%20A%20assist%C3%AAncia%20social,o%20atendimento%20%C3%A0s%20necessidades%20b%C3%A1sicas. Acesso em: 11 jun. 2023.

BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Orientações Técnicas: Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS. Brasília: MDS, 2011a. Disponível em: https://aplicacoes.mds.gov.br/snas/documentos/04-caderno-creas-final-dez..pdf. Acesso em: 22 jul. 2022.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, 1988.

BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Revista CREAS. Centro de Referência Especializado de Assistência Social. Ano 2, n. 1. – Brasília, 2008.

BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome: Secretaria Nacional de assistência social. NOB-RH/SUAS. Brasília, 2009.

BRITO, R. C.; KOLLER, S. H. Desenvolvimento humano e redes de apoio social e afetivo. In: CARVALHO, Alysson Massote (org.). O mundo social da criança: natureza e cultura em ação. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1999.

DUTRA, D. V. (2014). A análise SWOT no Brand DNA Processo: um estudo da ferramenta para aplicação em trabalhos em Branding (Dissertação de mestrado). Curso de Design e Expressão Gráfica, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.

FERNANDES, D. Uma Visão Sobre a Análise da Matriz SWOT como Ferramenta para Elaboração da Estratégia. Revista de Ciências Jurídicas, Londrina, v. 13, n. 2, p. 57-68, set. 2012. Acesso em: 27 ago. 2022.

MACROPLAN. Apostila do curso Planejamento Estratégico, módulo Análises e Interpretações - SWOT. 2010.

OLIVEIRA, L. F. N. Análise SWOT como diferencial competitivo para empresas provedoras de internet no Cariri Paraibano: um estudo de caso na CPNET. 2016. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2016. Disponível em: https://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15025. Acesso em: 06 jul. 2022.

BRASIL. Centro de Referência de Assistência Social – CRAS / Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Orientações técnicas. 1. ed. Brasília, 2009. Disponível em: https://www.sume.pb.gov.br/. Acesso em: 23 jun. 2022.

TACHIZAWA, T.; FREITAS, A. A. V. Estratégias de negócios: lógica e estrutura do universo empresarial. Rio de Janeiro: Pontal, 2004.

Downloads

Publicado

2023-11-29

Como Citar

da Silva Barbosa, P. S., Freire da Silva, A. G., da Silva Barreto, L. K., & da Fonseca Pereira, T. M. (2023). Diagnóstico organizacional e análise SWOT: um estudo no Centro de Referência Especializado de Assistência Social de Sumé-PB. Saber Humano: Revista Científica Da Faculdade Antonio Meneghetti, 13(23), 38–57. https://doi.org/10.18815/sh.2023v13n23.623