A importância da gestão e desenvolvimento de pessoas no ambiente corporativo
o diferencial da FOIL na formação humana e liderística
DOI:
https://doi.org/10.18815/sh.2024v1n1.664Palavras-chave:
gestão de pessoas, formação e desenvolvimento de pessoas, Ontopsicologia, liderançaResumo
Este artigo explora a necessidade de formação e desenvolvimento das pessoas nas empresas, destacando a aplicação da abordagem FOIL (Formação Ontopsicológica Interdisciplinar Liderística) no contexto corporativo. A falta de formação adequada afeta não apenas o desenvolvimento de competências, mas também a cultura organizacional e a capacidade dos líderes em orientar suas equipes. A FOIL, baseada na Ontopsicologia, oferece uma abordagem inovadora, promovendo não apenas habilidades técnicas, mas também crescimento pessoal. Assim, o escopo deste artigo versa sobre a introdução da FOIL como uma metodologia que integra o autoconhecimento e a compreensão das dinâmicas organizacionais. Para tanto, apresenta uma análise histórica do treinamento, desde a era industrial até os métodos modernos, destacando a necessidade de desenvolvimento contínuo. Como principal contribuição, o texto detalha uma proposta para formação utilizando a visão da FOIL e da Administração de maneira integrada, a partir das seguintes etapas: análise, projeto, desenvolvimento, implementação e avaliação. Desse modo, conclui-se que a FOIL não apenas melhora a eficiência técnica, mas também promove resiliência, colaboração e compreensão mútua na equipe, proporcionando um ambiente de trabalho mais positivo e produtivo.
Referências
CHIAVENATO, I. Introdução à Teoria Geral da Administração. Rio de Janeiro: Campus, 1999.
CHIAVENATO, I. Recursos Humanos. 7. ed. São Paulo: Editora Atlas, 2002.
CHIAVENATO, I. Gerenciando Pessoas. 4. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2003.
DE SOUZA, C. G. F.; GONÇALVES, R. R.; ALMÉRI, T. M. Treinamento e desenvolvimento de pessoas fator de sucesso em vendas. UNIP - Universidade Paulista, p. 1-18, 2012.
LACOMBE, F. J. M. Recursos Humanos. São Paulo: Saraiva, 2005.
MARTINS, M. J. Treinamento e desenvolvimento de pessoas como vantagem competitiva. (Trabalho de Conclusão de Curso). 2022. Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, PR, Brasil.
MENEGHETTI, A. O processo de delegação. In: MENEGHETTI, A. Projeto Líder. Recanto Maestro: Fundação Antonio Meneghetti, 2022. p. 135.
MOSCARDINI, T. N.; KLEIN, A. Educação Corporativa e Desenvolvimento de Lideranças em Empresas Multisite. RAC, Rio de Janeiro, v. 19, n. 1, art. 5, p. 84-106, 2015.
MILKOVICH, G. T.; BOUDREAU, J. W. Administração de Recursos Humanos. Tradução Reynaldo C. Marcondes. São Paulo: Atlas, 2000.
O QUE É ONTOPSICOLOGIA? In: ABO. 2023. Disponível em: http://www.ontopsicologia.org.br/ontopsicologia/definicao. Acesso em: 30 out. 2023.
WEBER, M. Economia e sociedade: fundamentos da sociologia compreensiva. vol. 2. Brasília: UnB. 1999.
MELO, M. M. Modelos de avaliação de resultados na aplicação de programas de treinamento, desenvolvimento e educação para chefia gerencial. São Paulo: CEETPS, 2015.
Downloads
Publicado
Versões
- 2024-03-28 (2)
- 2024-02-28 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Rafael Viega
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.(Veja Política de Acesso Livre).