Pesquisa qualitativa como proposta metodológica para os estudos com enfoque decolonial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18815/sh.v14i25.708

Palavras-chave:

pesquisa qualitativa, decolonialidade, metodologia da pesquisa

Resumo

Apesar dos avanços significativos no movimento decolonial, persiste o desafio metodológico de fortalecer esse novo conhecimento por meio da inclusão de uma perspectiva libertadora, tanto no discurso quanto nas práticas adotadas. Para explorar tal lacuna, o presente estudo busca compreender as contribuições da pesquisa de natureza qualitativa para os estudos que possuem um enfoque decolonial. Concebido como um ensaio teórico, o estudo fundamenta-se em uma revisão bibliográfica para estabelecer conexões entre metodologias qualitativas e abordagens decoloniais na pesquisa. Delimitando sua análise a um grupo específico de autores e obras, reconhece-se a existência de outras contribuições significativas no campo das metodologias aplicadas aos estudos decoloniais. Os principais resultados destacam que a pesquisa qualitativa emerge como uma alternativa ao apreciar múltiplas percepções, esclarecer significados, verificar a reincidência de observações e interpretações, perceber distintas realidades, atribuir maior riqueza de informações e ampliar a complexidade do estudo. Além disso, dá voz aos participantes, contribuindo para a construção de uma teia de significados que busca promover os interesses emancipatórios dos estudos decoloniais.

Biografia do Autor

Karina Francine Marcelino, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Doutoranda em Administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina - Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (UDESC/ESAG) com período sanduíche em University of Technology Sydney. Mestra em Administração (2020) pela Universidade do Estado de Santa Catarina - Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (UDESC/ESAG). Pós-Graduada em Gestão de Pessoas (2018) pela Faculdade Municipal de Palhoça (FMP). Graduada em Administração Pública (2014) pela Universidade do Estado de Santa Catarina - Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (UDESC/ESAG). Servidora Estatutária na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora nas Faculdades SENAC e SENAI. Pesquisadora associada do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros - NEAB. Membra da Cátedra Antonieta de Barros: Educação para a Igualdade Racial e Combate ao Racismo. Conselheira do Coletivo Negro Guerreiro Ramos (ESAG/UDESC). Membra do Núcleo de Estudos Negros NEN. Membra da Comissão Técnica Nacional de Diversidade para Assuntos relacionados à Educação dos Afro-brasileiros (Cadara). Áreas de interesse: gestão pública, gestão de pessoas, gestão universitária, relações étnico-raciais e ações afirmativas.

Mário César Barreto Moraes, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina (1982), graduação em Administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1987), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001). Conselheiro do Conselho Estadual de Educação do Estado de Santa Catarina - CEE-SC (2011-2023). Membro do Conselho Consultivo da Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração - ANGRAD. Presidente da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior - CONAES/MEC (2019-2022). Presidente do CACS/FUNDEB de Santa Catarina (2017-2019). Membro da Comissão UNIEDU/FUMDES - Programa de Bolsas Universitárias do Estado de Santa Catarina. Presidente da Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração - ANGRAD (2014-2026). Professor titular da Universidade do Estado de Santa Catarina - ESAG/UDESC. Diretor Geral da ESAG/UDESC (2010-2014); Diretor de Pesquisa e Pós-Graduação da ESAG/UDESC (2004-2006); Coordenador do Programa de Pós-Graduação Profissional em Administração da ESAG/UDESC (2021-2023; 2015-2018; 2006-2009; 2002-2004). Tem experiência na área de Administração e de Engenharia, em Ensino e em Estratégia, atuando principalmente nos seguintes temas: administração, educação, avaliação, ensino superior, educação básica e pareceres técnicos na área de educação e de legislação e normas do ensino superior.

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Publicado

2024-12-11

Como Citar

Marcelino, K. F., & Moraes, M. C. B. (2024). Pesquisa qualitativa como proposta metodológica para os estudos com enfoque decolonial. Saber Humano: Revista Científica Da Faculdade Antonio Meneghetti, 14(25), 96–112. https://doi.org/10.18815/sh.v14i25.708