Humanismo & Educação: bases epistemológicas, perspectivas e interfaces

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18815/sh.v15i26.712

Palavras-chave:

Educação Humanista, Educação, Humanismo, Epistemologia

Resumo

O humanismo é uma corrente de pensamento que posiciona o ser humano no centro dos interesses das dimensões que integram a vida. Como modelo pedagógico, se projeta sobre os campos da formação integral e humana, sem desconsiderar o terreno do conhecimento científico. O artigo objetiva identificar algumas das bases epistemológicas (históricas, filosóficas e pedagógicas), interfaces e perspectivas entre a corrente humanista e os domínios da educação. É uma investigação de natureza qualitativa, básica, assente na revisão de literatura. Encontra-se organizado em três seções: a) Revisão conceitual sobre educação; b) Bases epistêmicas do humanismo (históricas e filosóficas); c) Alguns modelos pedagógicos contemporâneos. Como resultados preliminares, propõe a reabertura da discussão sobre os sentidos da escola, especialmente no percurso desafiador em que se encontra a atual civilização humana, e apresenta ensaios (modelos) pedagógicos em curso que têm como norte o ser humano e suas dimensões bio, psico, sócio, espiritual.

Biografia do Autor

Sheyla Macedo, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutora em Educação pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa/Portugal), linha de investigação Formação de Professores, Mestra em Educação, pela Universidade Federal do Estado do Ceará / CE (2008), Especialista em Psicopedagogia pela Universidade Candido Mendes/ RJ (1999), Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNI RIO) / RJ (1998). PESQUISAS, ÁREAS: Educação/Ensino Humanista, Ética na educação/ensino (espaços escolares e não escolares), Pedagogias humanistas, Filosofia da Educação, Formação ética profissional de professores, Relações Humanas e comportamento na Educação, Avaliação Ética e Humanista, Didática e Humanismo, Gestão Emocional no Ensino e na Aprendizagem (afetividade, etc.), Orientação Educacional de famílias. EXPERIÊNCIA ATUAL: Professora da Pós-Graduação, no programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE/UERN); Professora na graduação na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), lotada no Departamento de Educação; Membro do Grupo de Pesquisas e Planejamento de Ensino (GEPPE), Membro do Conselho Diretivo do PPGE. OUTRAS EXPERIÊNCIAS EM DESTAQUE NO ENSINO SUPERIOR: Subchefe do Departamento de Educação do Campus de Pau dos Ferros (CAPF/UERN), de 2022 a março de 2024; Orientadora acadêmica - 2020.1 a 2022.1; 2023.2024; Membro da comissão Institucional de Avaliação do PPGE (de 2019/2022); Coordenadora do PARFOR/Pedagogia de 2017.2 a 2020.1. Coordenadora do Núcleo Docente Estruturante, maio 2018 a 2020.1; Membro do Fórum Integrado de Ensino das Licenciaturas, maio 2019; Chefe do Departamento de Educação, 2011 a 2013. EXPERIÊNCIAS DOCENTES: Professora na educação básica (Educação Infantil e Ensino Fundamental), tendo atuado nas áreas da gestão, planejamento, supervisão e orientação educacional na Pedagogia Logosófica. Gestão e práticas pedagógicas em espaços não escolares (Educação para o Trânsito); Atuação em Psicopedagoga voltada para a esfera institucional.

Sra. Adriana Rosicleia Ferreira, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Pedagoga formada pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) no Campus de Pau dos Ferros (CAPF/UERN), em 2013, e técnica em monitoria de recreação pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Possui ampla experiência na educação básica, incluindo o Ensino Fundamental e a Educação de Jovens e Adultos, onde atuou como coordenadora de alfabetizadores no Programa Brasil Alfabetizado. É pós-graduada em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela Faculdade Integrada do Brasil (FAIBRA) e em Literatura e Ensino pelo IFRN, na modalidade a distância (EaD). Desde 2015, é professora concursada pelo Estado do Rio Grande do Norte e pelo município de Doutor Severiano, onde atua na Educação Infantil e no Ensino Fundamental. No Ensino Médio, leciona disciplinas como Filosofia, Arte, Geografia e Componentes Eletivos. Atualmente, é mestranda no Programa de Pós-graduação em Ensino (PPGE) da UERN, Campus de Pau dos Ferros (CAPF), onde desenvolve pesquisa sobre a Formação Humana a partir das contribuições da Filosofia.

Sr. Elano César Diógenes Tavares, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Licenciatura Plena em Biologia pela Universidade Regional do Cariri (2009). Especialista em Gestão Escolar Integrada e Práticas Pedagógicas pela Universidade Candido Mendes - UCAM; Políticas, Educação e Meio Ambiente pela Faculdade Internacional do Delta e Psicopedagogia Institucional e Clínica pela Faculdade da Aldeia de Carapicuiba - FALC. Foi professor do ensino médio da rede púbica do Estado do Ceará (2009 - 2012) e do Ensino Fundamental na rede pública municipal da Cidade de Iracema/CE (2012 - 2013). Foi coordenador escolar da EEM Enéas Olímpio da Silva (2013 - 2015) e da EEF Joaquim de Holanda Campelo (2016). Foi diretor da EEF Ábdon Xavier de Carvalho (2017-2019), foi Professor da Faculdade Regional Jaguaribana - FRJ (2019). Atualmente é professor da Educação Básica, Ensino Fundamental II, na EEF Joaquim de Holanda Campelo, rede pública do Município de Iracema/CE. Possui experiência na área educacional, com ênfase em administração escolar, práticas pedagógicas e psicologia da aprendizagem.

Referências

ABBAGNANO, N. Dicionário de Filosofia. Tradução: Alfredo Bossi. 5. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

BURCH, S. Sociedade da informação. Sociedade do conhecimento. In: AMBROSI, A.; PEUGEOT, V.; PIMENTA, D. (org.). Desafios de Palavras: Enfoques Multiculturais sobre as Sociedades da Informação. França: C & F Éditions, 2005. Disponível em: http://www.dcc.ufrj.br/~jonathan/compsoc/Sally%20Burch.pdf. Acesso em: 23 set. 2023.

BUSSEY, M. Critical Spirituality: Towards a Revitalised Humanity. Journal of Futures Studies, v. 10, n. 4, p. 39-44, 2006. Disponível em: https://jfsdigital.org/wp-content/uploads/2014/01/104-A04.pdf. Acesso em: 21 ago. 2024.

CABANAS, J. M. P. Propuesta de una Pedagogía Humanística. Revista española de pedagogia, año LXVII, n. 243, p. 209-230, mai./ago. 2009. Disponível em: https://reunir.unir.net/bitstream/handle/123456789/3887/PropuestaDeUnaPedagogiaHumanista.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 04 dez. 2023.

CARVALHO JUNIOR, A. 5G: Um panorama da tecnologia e perspectivas de aplicação. Revista Acadêmica - Ensino de Ciências e Tecnologias, IFSP – Campus Cubatão, n. 11, p. 200, jul./dez. 2022. Disponível em: https://intranet.cbt.ifsp.edu.br/qualif/volume11/relato1.pdf. Acesso em: 22 ago. 2024.

COLÉGIO LOGOSÓFICO. Sistema logosófico de Educação. Belo Horizonte, 2024. Disponível em: https://colegiologosofico.com.br/. Acesso em: 03 abr. 2024.

JAEGER, W. Paideia: a formação do homem grego. Tradução: Artur M. Parreira. São Paulo: Martins Fontes, 1995.

JAPIASSU, H. A crise das ciências humanas. São Paulo: Editora Cortez, 2012.

LANZ, R. A pedagogia Waldorf: caminho para um ensino mais humano. 2. ed. São. Paulo: Summus Editorial, 1979.

LUZURIAGA, L. História da educação e da pedagogia. Tradução e notas: Luiz Damasco Penna e J. B. Damasco Penna. 14. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1983.

MONTESSORI, M. Mente absorvente. Rio de Janeiro: Nórdica, 1987.

MORIN, E. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Tradução: Eloá Jacobina. 8. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.

MORIN, E. O Método 4: habitat, vida, costumes, organização. Tradução: Juremir Machado da Silva. 4. ed. Porto Alegre: Sulina, 2002.

MORIN, E. Os setes saberes necessários a educação do futuro. 2. ed. São Paulo, Cortez; Brasília, 2000.

MORIN, E. Introdução ao pensamento complexo. Lisboa: Instituto Piaget, 1991.

NASSIF, R. Teoría de la educación: Problemática pedagógica contemporánea. Madrid: Editorail Cincel-Kapelusz, 1982.

OMB. Escolas Montessorianas. Organização Montessori no Brasil: 2024. Disponível em: http://omb.org.br/omb/escolas. Acesso em: 14 ago. 2024

PASSOS, R. D. F. Maria Montessori (1870-1952): uma vida dedicada à inovação da educação. Revista Educação em Foco, n. 15, p. 01-20, 2023. Disponível em: https://portal.unisepe.com.br/unifia/wp-content/uploads/sites/10001/2023/01/uma-vida-dedicada-a-inovaca-da-educacao.pdf. Acesso em: 20 ago. 2024.

PECOTCHE, C.B.G. Curso de Iniciação Logosófica. 20. ed. São Paulo: Logosófica, 2017a. Disponível em: https://logosofia.org.br/livros/curso-de-iniciacao-logosofica/. Acesso em: 22 out. 2023.

PECOTCHE, C.B.G. O Espírito. 8. ed. São Paulo: Logosófica, 2017b. Disponível em: https://logosofia-uploads.s3.amazonaws.com/wp-content/uploads/2018/12/O-Espi%CC%81rito_8Ed.pdf. Acesso em: 22 out. 2023.

PECOTCHE, C. B. G. Introdução ao conhecimento logosófico. Tradução: Fundação Logosófica. 4. ed. São Paulo: Logosófica, 2019. Disponível em: https://logosofia.org.br/livros/introducao-ao-conhecimento-logosofico/ Acesso em: 22 out. 2023.

PECOTCHE, C. B. G. Logosofia, Ciência e Método: Técnica da formação individual consciente. 12. ed. São Paulo: Editora Logosófica, 2013. Disponível em: https://logosofia-uploads.s3.amazonaws.com/wp-content/uploads/2018/12/Logosofia-Cie%CC%82ncia-e-Me%CC%81todo.pdf. Acesso em: 22 out. 2023.

RIBEIRO, E. V. Uma breve narrativa sobre o Humanismo. Revista Sapere Aude, Belo Horizonte, v. 13, n. 25, p. 10-21, jan./jun. 2022. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/28553/19873. Acesso em: 03 dez. 2023.

ROGERS, C. Liberdade para Aprender. São Paulo: Harbra, 1986.

SALES, R. Pedagogia Waldorf 100 anos + Uma Educação Humanizadora para um Mundo Melhor. São Paulo: Instituto Ruth Sales & Instituto Arte Social, 2023. Disponível em: https://institutoruthsalles.com.br/wp-content/uploads/2023/12/Livro-Pedagogia-Waldorf-100-anos-.pdf. Acesso em: jan. 2024.

SEVERINO, A. J. A busca do sentido da formação humana: tarefa da Filosofia da Educação. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 32, n. 3, p. 619-634, set./dez. 2006. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/28030/29828. Acesso em: 05 fev. 2024.

SILBER, J. Pedagogía y humanismo en el pensamiento de Ricardo Nassif. Archivos de Ciencias de la Educación, 4a época, v. 1, n. 1, 2007. Disponível em: http://www.fuentesmemoria.fahce.unlp.edu.ar/art_revistas/pr.685/pr.685.pdf. Acesso em: 20 ago. 2024.

Downloads

Publicado

2025-06-20

Como Citar

Macedo, S., Rosicleia Ferreira , A., & Diógenes Tavares, E. C. (2025). Humanismo & Educação: bases epistemológicas, perspectivas e interfaces. Saber Humano: Revista Científica Da Faculdade Antonio Meneghetti, 15(26), 23–45. https://doi.org/10.18815/sh.v15i26.712