Humanismo y Educación: bases epistemológicas, perspectivas e interfaces

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18815/sh.v15i26.712

Palabras clave:

Educación Humanística, Educación, Humanismo, Epistemología

Resumen

El humanismo es una corriente de pensamiento que sitúa al ser humano en el centro de los intereses de las dimensiones que componen la vida. Como modelo pedagógico se centra en los campos de la formación integral y humana, sin dejar de lado el campo del conocimiento científico. El artículo tiene como objetivo identificar algunas de las bases epistemológicas (históricas, filosóficas y pedagógicas), interfaces y perspectivas entre la corriente humanista y los dominios de la educación. Es una investigación cualitativa, básica, basada en una revisión de la literatura. Está organizado en tres secciones: a) Revisión conceptual de la educación; b) Bases epistémicas del humanismo (históricas y filosóficas); c) Algunos modelos pedagógicos contemporáneos. Como resultados preliminares, propone reabrir la discusión sobre los significados de la escuela, especialmente en el camino desafiante que recorre la actual civilización humana, y presenta ensayos (modelos) pedagógicos en curso que tienen como guía al ser humano y sus dimensiones bio, psico, socio y espirituale.

Biografía del autor/a

Sheyla Macedo, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutora em Educação pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa/Portugal), linha de investigação Formação de Professores, Mestra em Educação, pela Universidade Federal do Estado do Ceará / CE (2008), Especialista em Psicopedagogia pela Universidade Candido Mendes/ RJ (1999), Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNI RIO) / RJ (1998). PESQUISAS, ÁREAS: Educação/Ensino Humanista, Ética na educação/ensino (espaços escolares e não escolares), Pedagogias humanistas, Filosofia da Educação, Formação ética profissional de professores, Relações Humanas e comportamento na Educação, Avaliação Ética e Humanista, Didática e Humanismo, Gestão Emocional no Ensino e na Aprendizagem (afetividade, etc.), Orientação Educacional de famílias. EXPERIÊNCIA ATUAL: Professora da Pós-Graduação, no programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE/UERN); Professora na graduação na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), lotada no Departamento de Educação; Membro do Grupo de Pesquisas e Planejamento de Ensino (GEPPE), Membro do Conselho Diretivo do PPGE. OUTRAS EXPERIÊNCIAS EM DESTAQUE NO ENSINO SUPERIOR: Subchefe do Departamento de Educação do Campus de Pau dos Ferros (CAPF/UERN), de 2022 a março de 2024; Orientadora acadêmica - 2020.1 a 2022.1; 2023.2024; Membro da comissão Institucional de Avaliação do PPGE (de 2019/2022); Coordenadora do PARFOR/Pedagogia de 2017.2 a 2020.1. Coordenadora do Núcleo Docente Estruturante, maio 2018 a 2020.1; Membro do Fórum Integrado de Ensino das Licenciaturas, maio 2019; Chefe do Departamento de Educação, 2011 a 2013. EXPERIÊNCIAS DOCENTES: Professora na educação básica (Educação Infantil e Ensino Fundamental), tendo atuado nas áreas da gestão, planejamento, supervisão e orientação educacional na Pedagogia Logosófica. Gestão e práticas pedagógicas em espaços não escolares (Educação para o Trânsito); Atuação em Psicopedagoga voltada para a esfera institucional.

Adriana Rosicleia Ferreira , Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Pedagoga formada pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) no Campus de Pau dos Ferros (CAPF/UERN), em 2013, e técnica em monitoria de recreação pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Possui ampla experiência na educação básica, incluindo o Ensino Fundamental e a Educação de Jovens e Adultos, onde atuou como coordenadora de alfabetizadores no Programa Brasil Alfabetizado. É pós-graduada em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela Faculdade Integrada do Brasil (FAIBRA) e em Literatura e Ensino pelo IFRN, na modalidade a distância (EaD). Desde 2015, é professora concursada pelo Estado do Rio Grande do Norte e pelo município de Doutor Severiano, onde atua na Educação Infantil e no Ensino Fundamental. No Ensino Médio, leciona disciplinas como Filosofia, Arte, Geografia e Componentes Eletivos. Atualmente, é mestranda no Programa de Pós-graduação em Ensino (PPGE) da UERN, Campus de Pau dos Ferros (CAPF), onde desenvolve pesquisa sobre a Formação Humana a partir das contribuições da Filosofia.

Elano César Diógenes Tavares, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Licenciatura Plena em Biologia pela Universidade Regional do Cariri (2009). Especialista em Gestão Escolar Integrada e Práticas Pedagógicas pela Universidade Candido Mendes - UCAM; Políticas, Educação e Meio Ambiente pela Faculdade Internacional do Delta e Psicopedagogia Institucional e Clínica pela Faculdade da Aldeia de Carapicuiba - FALC. Foi professor do ensino médio da rede púbica do Estado do Ceará (2009 - 2012) e do Ensino Fundamental na rede pública municipal da Cidade de Iracema/CE (2012 - 2013). Foi coordenador escolar da EEM Enéas Olímpio da Silva (2013 - 2015) e da EEF Joaquim de Holanda Campelo (2016). Foi diretor da EEF Ábdon Xavier de Carvalho (2017-2019), foi Professor da Faculdade Regional Jaguaribana - FRJ (2019). Atualmente é professor da Educação Básica, Ensino Fundamental II, na EEF Joaquim de Holanda Campelo, rede pública do Município de Iracema/CE. Possui experiência na área educacional, com ênfase em administração escolar, práticas pedagógicas e psicologia da aprendizagem.

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Publicado

2025-06-20

Cómo citar

Macedo, S., Rosicleia Ferreira , A., & Diógenes Tavares, E. C. (2025). Humanismo y Educación: bases epistemológicas, perspectivas e interfaces. Saber Humano: Revista Científica Da Faculdade Antonio Meneghetti, 15(26), 23–45. https://doi.org/10.18815/sh.v15i26.712