As contribuições das animações para a comunicação em crianças da educação infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18815/sh.v15i26.738

Palavras-chave:

Pedagogia, Comunicação na Infância, Educação Infantil, animações infantis

Resumo

Este trabalho visou analisar as contribuições de animações infantis na comunicação, durante o ensino infantil. O embasamento teórico esteve pautado em discussões a respeito da compreensão de como as crianças reagem a partir do momento que são apresentadas a conteúdos cinematográficos positivos. Foram realizadas discussões que valorizaram a formação sensível e emocional dos estudantes deste nível de ensino, as maneiras que os desenhos animados chegavam até os alunos e como poderiam ter contribuído na construção do caráter e da personalidade, visando uma futura comunicação com menor índice de ruídos possíveis, e também o papel dos pais, do professor e da sociedade nesse desenvolvimento. A pesquisa teve como objetivo principal, “compreender como as animações podem contribuir para a comunicação na educação infantil”. A fundamentação teórica proporcionou uma leitura mais consciente e clara sobre “A Comunicação na Educação Infantil” e, em especial, na formação psicológica, emocional e cognitiva da criança e foi construída por meio de estudos de diversos autores, tais como: Corsaro (2003), Zerbato (2016) e Anderson (2005). Tratou-se de uma pesquisa de natureza bibliográfica, de caráter exploratório-descritivo. Ao término deste estudo, verifica-se que bons desenhos animados são ferramentas poderosas na educação em todos os seus âmbitos quando bem orientados, seja por pais, professores ou indivíduos com competência para discernir.

Biografia do Autor

Emanoel Rosa, Faculdade Antonio Meneghetti

Graduando em Pedagogia pela Faculdade Antonio Meneghetti (AMF)

Michaele Krause, Faculdade Antonio Meneghetti

Graduanda em Pedagogia pela Faculdade Antonio Meneghetti (AMF)

Tascieli Feltrin, AMF

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Líder do Grupo de Pesquisa em Ética, Políticas e Educação (GEPE). Coordenadora do Curso de Licenciatura em Pedagogia na Faculdade Antonio Meneghetti (AMF). Professora da Rede Municipal de Santa Maria. Revisora Ortográfica.

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Publicado

2025-06-20

Como Citar

Rosa, E., Santos Peres Krause, M., & Feltrin, T. (2025). As contribuições das animações para a comunicação em crianças da educação infantil. Saber Humano: Revista Científica Da Faculdade Antonio Meneghetti, 15(26), 08–22. https://doi.org/10.18815/sh.v15i26.738