Πρόκειται για μια παλιά έκδοση που δημοσιεύτηκε στις 2023-05-27. Διαβάστε την πιο πρόσφατη έκδοση.

O core business como critério de expansão do negócio: um estudo de caso

Συγγραφείς

  • Evair Grandi Daros
  • Jean Pierre Rodrigues Faculdade Antonio Meneghetti
  • Ricardo Ruber Faculdade Antonio Meneghetti
  • Talita Cristina Lima Carcavilla Faculdade Antonio Meneghetti
  • Josiane Barbieri AMF/PUC-SP

Λέξεις-κλειδιά:

Core Business, Delegação, Ambição, Liderança

Περίληψη

Este artigo busca estabelecer a relação entre core business e expansão do negócio a partir da abordagem da ciência ontopsicológica. O objetivo geral deste trabalho foi analisar os aspectos de core business, ambição, liderança e delegação da empresa a fim de identificar a possibilidade de expansão do negócio a partir do reforço do core business. Para o seu desenvolvimento, realizou-se uma pesquisa qualitativa a partir de estudo de caso de uma empresa de pequeno porte na área de serviços de nutrição, com um ano de existência. A líder da empresa manifestou o seguinte problema prático: como expandir o negócio tendo como critério o core business da empresa? Desta deriva o problema de pesquisa: a empresa está preparada para expandir tendo como critério o seu core business? Para coletar as informações realizou-se uma pesquisa de campo com
entrevistas e observação participante. As categorias de análise de dados definidas a partir dos referenciais teóricos foram: ambição, liderança, core business e delegação. Os dados empíricos demonstram que as colaboradoras estão alinhadas com o core business da empresa e que a gestão do business operacionaliza nos detalhes a identidade do negócio.
A equipe de colaboradoras também identifica a líder como aquela que é ponto força do negócio. Evidenciou-se que existem grandes possibilidades de expansão com reforço do core business, contudo, alguns pontos necessitam maior atenção, quais sejam: os aspectos de delegação e de gestão compartilhada.

Βιογραφικό Συγγραφέα

Josiane Barbieri, AMF/PUC-SP

Mestre em Filosofia pela Pontifícia Uuniversidade Católica de São Paulo (2011). Professora Convidada MBA Antonio Meneghetti Faculdade. Pós Graduação Stricto Sensu pela Universidade Estatal de São Petersburgo -Rússia (2003). Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1986), especialização em Psicoterapia da Adolescência (1989) e Psicologia Social (1993) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. 

Αναφορές

BASS, B. M. Handebook of leadership: Theory, reaserch, and managerial aplications.3. ed.Nova York: The Free Press, 1990.

DESLANDES, S. F. A Construção do Projeto de Pesquisa. In.: MINAYO, M. C. S. (org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 18 ed. Petrópolis: Vozes, 2001.

GOMES, R. A análise de dados em pesquisa qualitativa. In.: MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 18 ed. Petrópolis: Vozes, 2001.

KAUARK, F.; MANHÃES, F. C. e MEDEIROS, C. H. Metodologia da pesquisa: guia prático. Itabuna: Via Litterarum, 2010.

MENEGHETTI, A. Psicologia Managerial. 3. ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2011.

MENEGHETTI, A. A psicologia do líder. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editrice, 2008.

MENEGHETTI, A. Aprendiz líder. São Paulo: FOIL, 2009a.

MENEGHETTI, A. Nova fronda virescit: em busca da alma. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2006.

MENEGHETTI, A. Cozinha Viva. 2a. ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2005.

MENEGHETTI, A. Psicologia da organização. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2003.

MENEGHETTI, A. Psicologia Empresarial. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2020.

MENEGHETTI, A. O projeto homem. 3. ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2011.

Δημοσιευμένα

2023-05-26 — Ενημερώθηκε στις 2023-05-27

Εκδόσεις

Πώς να δημιουργήσετε Αναφορές

Grandi Daros, E., Rodrigues, J. P., Ruber, R., Cristina Lima Carcavilla, T., & Barbieri, J. (2023). O core business como critério de expansão do negócio: um estudo de caso . Saber Humano: Revista Científica Da Faculdade Antonio Meneghetti, 1(01). ανακτήθηκε από https://saberhumano.emnuvens.com.br/sh/article/view/611 (Original work published 26 Μάιος 2023)