Πρόκειται για μια παλιά έκδοση που δημοσιεύτηκε στις 2024-06-11. Διαβάστε την πιο πρόσφατη έκδοση.

Demarcações Epistemológicas: a Fronteira entre Ciência e Metafísica na Obra de Karl Popper

Συγγραφείς

DOI:

https://doi.org/10.18815/sh.2024v14n24.693

Λέξεις-κλειδιά:

Epistemologia, Filosofia da Ciência, Metafísica

Περίληψη

Este artigo apresenta uma análise e descrição das deliberações de Karl Popper para a demarcação epistemológica entre ciência e metafísica, com foco particular sobre a relevância metodológica do seu princípio de falseabilidade. Popper defendeu que uma teoria deve ser considerada científica apenas se for passível de refutação por meio de testes empíricos. Este critério sugere que a capacidade de um sistema teórico ser empiricamente testado e contestado tem um caráter fundamental para garantir a objetividade do conhecimento científico. Sendo assim, com base em uma metodologia multilateral que combina revisão bibliográfica, leitura aproximada e escrita criativa, o presente trabalho tem por finalidade investigar e evidenciar os critérios epistemológicos que permeiam o conjunto das ideias hipotético-dedutivas de Karl Popper. Em poucas palavras, o resultado idealizado nesta aventura conceitual consiste na demonstração teórico/empírica das importantes contribuições do pensador contemporâneo à filosofia da ciência.

Βιογραφικό Συγγραφέα

Jan Clefferson Costa de Freitas, Universidade Federal do Rio Grande

Pós-Doutor, Doutor, Mestre e Bacharel em Filosofia (UFRGS), Especialista em Neurociências e Licenciado em Filosofia (Faculdade Única). Membro do Grupo de Estudos em Metafísica e Tradição, Coordenador Adjunto do Grupo de Estudos em Filosofia Psicodélica, Coordenador Adjunto do Projeto de Ensino intitulado II Ciclo de Oficinas Esporádicas sobre Filosofia Psicodélica (UFRN), Membro Honorário da Articulação Nacional de Coletivos de Redução de Danos em Eventos (ANCORE), Membro Associado da Rede de Grupos de Agroecologia do Brasil (REGA), Membro Contribuinte da Associação Brasileira de Estudos Cemiteriais (ABEC), Diretor Acadêmico do Instituto da Molécula Triptamina (IDMT), membro do Conselho Editorial e revisor Técnico-Científico no periódico Kalagatos - Philosophical Journal, no periódico Polymatheia - Revista de Filosofia, no periódico Cacto - Revista Transdisciplinar, no Periódico Princípios, revisor Técnico-Científico no Periódico Alamedas, e Editor Adjunto nos Cadernos Cajuína - Revista Interdisciplinar.

Αναφορές

CHALMERS, A. F. O que é Ciência afinal? Trad. Raul Filker. São Paulo: Editora Brasiliense, 1993.

D’ALMEIDA, P. A. C. Repensando o Falsificacionismo de Karl Popper. Revista Lumen, São Paulo, UNIFAI, v. 5, n. 9, p. 1-13, 2020.

DIAS, E. A. O Papel dos Programas de Investigação Metafísica no Avanço da Ciência no Pensamento de Popper. Revista Disputatio, Madrid, Universidad de Salamanca, v. 12, n. 24, p. 205-225, 2023.

KÖCHE, J. C. Fundamentos de Metodologia Científica: Teoria da Ciência e Iniciação à Pesquisa. Petrópolis: Vozes, 2011.

KROHL, D. R. A Lógica Dedutiva de Karl Popper como Suporte para o Ensino de Ciências. Revista Tear, Santa Catarina, IFSC, v. 11, n. 1, p. 1-12, 2022.

LAKATOS, I.; MUSGRAVE, A. (Orgs.). A Crítica e o Desenvolvimento do Conhecimento. Trad. Octavio Mendes Cajado. São Paulo: Cultrix/EDUSP, 1979.

LAKATOS, I. O Falseamento e a Metodologia dos Programas de Pesquisa Científica. In: LAKATOS, I.; MUSGRAVE, A. (Orgs.). In: A Crítica e o Desenvolvimento do Conhecimento. Trad. Octavio Mendes Cajado. São Paulo: Cultrix/EDUSP, 1979.

MOREIRA FILHO, A. O Problema do Progresso da Ciência em Karl Popper. 2014. 110 p. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Programa de Pós-Graduação em Filosofia, Centro de Ciências Humanas, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2014.

PARMEGGIANI, R. P. M. O Problema da Demarcação Científica e o Status da Metafísica no Racionalismo Crítico de Popper. Revista Kinesis, Marília, UNESP, v. 25, n. 39, p. 320-341, 2023.

PENHA, P. S. A Lógica da Pesquisa Científica de Karl Popper: a Falseabilidade como Critério de Demarcação Científica. Revista Ideação, Feira de Santana, UEFS, v. 1, n. 46, p. 373-383, 2022.

PEREIRA, J. C. R. O Realismo como Pressuposto Metafísico na Filosofia da Ciência de Karl Popper. Revista Theoria, Pouso Alegre, FCPA, v. 3, n. 8, p. 9-34, 2011.

POPPER, K. R. A Lógica da Pesquisa Científica. Trad. Leonidas Hegenberg e Octanny Silveira da Mota. São Paulo: Editora Cultrix, 1972.

SCHORN, R. A Coemergência do “Eu”, do Cosmo e do Conhecimento. Revista Princípios, Natal, UFRN, v. 18, n. 30, p. 253-270, jul./dez., 2011.

Δημοσιευμένα

2024-06-11

Εκδόσεις

Πώς να δημιουργήσετε Αναφορές

Costa de Freitas, J. C. (2024). Demarcações Epistemológicas: a Fronteira entre Ciência e Metafísica na Obra de Karl Popper. Saber Humano: Revista Científica Da Faculdade Antonio Meneghetti, 14(24), 160–173. https://doi.org/10.18815/sh.2024v14n24.693