A razão do homem como certificadora da ciência<br>The reason of man as certification of science
DOI:
https://doi.org/10.18815/sh.2016v0n0.103Keywords:
Ontopsicologia, razão, consciência, ciência.Abstract
O presente trabalho teve como objetivo discutir a problemática da razão do homem na construção da ciência, verificando se ela pode ser um critério certificador da mesma. Para que este objetivo fosse alcançado, buscou-se apresentar algumas ideias apresentadas por Edmund Husserl sobre a crise das ciências, bem como mostrar como a Ciência Ontopsicológica pode dar uma solução sobre o problema de se ter um critério de verdade na produção do conhecimento. O trabalho caracteriza-se como um estudo teórico e pesquisa bibliográfica de cunho exploratório. Com base no estudo dos livros e textos pré-selecionados, constatou-se que o homem possui intrinsecamente um critério natural para discernir o verdadeiro do falso, mostrando ser a subjetividade humana um critério objetivo na produção do conhecimento e que a razão quando fundada nesse critério, pode ser um critério certificador de ciência.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.(Veja Política de Acesso Livre).