O filme comercial hollywoodiano como fonte para a História<BR>The Hollywood film business as a source for History
DOI:
https://doi.org/10.18815/sh.2012v2n3.3Keywords:
filme comercial hollywoodiano, alienação, american way of live, ideologia, política externa norte-americanaAbstract
Interessa nos, neste trabalho, tomar o cinema comercial norte americano, aquele produzido em série por Hollywood, como elemento primordial no desempenho da função, daquilo que alguns teóricos conceituam como “aparelho ideológico de Estado”. São esses filmes que denunciam, cada um em seu momento histórico, como a indústria cultural norte americana vende, não só o american way of life, mas uma política oficial estadunidense para o mundo. A análise da estrutura dos filmes “O Advogado do Diabo” e “Avatar” nos dá subsídios para encontrar elementos como fontes para a História do pensamento norte americano e para avaliar como esse pensamento influencia a visão de mundo de outras nações.
Trabalho apresentado anteriormente no XXVI Simpósio Nacional de História-ANPUH – 50 anos, São Paulo-SP, 17 a 22 de julho de 2011, Universidade de São Paulo (USP), Cidade Universitária. Seminário temático – 024, área temática “Cinema-história e razão sensível – Problematizar fidedignidade, verossimilhança, objetividade e transdisciplinaridade”. Website: http://www.snh2011.anpuh.org/simposio/programacao?ID_SIMPOSIO=522
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