O filme comercial hollywoodiano como fonte para a História<BR>The Hollywood film business as a source for History

Autores

  • Eduardo José Afonso Faculdades Oswaldo Cruz-SP

DOI:

https://doi.org/10.18815/sh.2012v2n3.3

Palavras-chave:

filme comercial hollywoodiano, alienação, american way of live, ideologia, política externa norte-americana

Resumo

 Interessa nos, neste trabalho, tomar o cinema comercial norte americano,  aquele  produzido  em  série  por  Hollywood,  como  elemento  primordial  no  desempenho  da  função,  daquilo  que  alguns  teóricos  conceituam  como  “aparelho  ideológico de Estado”.  São esses filmes que denunciam, cada um em seu momento  histórico, como a indústria cultural norte americana vende, não só o american way of life, mas uma política oficial estadunidense para o mundo. A análise da estrutura dos  filmes  “O  Advogado  do  Diabo”  e  “Avatar”  nos  dá  subsídios  para  encontrar  elementos como fontes para a História do pensamento norte americano e para  avaliar  como esse pensamento influencia a visão de mundo de outras nações.  

Trabalho apresentado anteriormente no XXVI Simpósio Nacional de História-ANPUH – 50 anos, São Paulo-SP, 17 a 22 de julho de 2011, Universidade de São Paulo (USP), Cidade Universitária. Seminário temático – 024, área temática “Cinema-história e razão sensível – Problematizar fidedignidade, verossimilhança, objetividade e transdisciplinaridade”. Website: http://www.snh2011.anpuh.org/simposio/programacao?ID_SIMPOSIO=522

Biografia do Autor

Eduardo José Afonso, Faculdades Oswaldo Cruz-SP

Doutor em História Social  pela  Universidade  de  São  Paulo USP  (2011);  Mestre  em  História  Social  pela  Universidade  de  São  Paulo USP  (2004).  Possui  graduação  em  Comunicação  Social  Publicidade  e  Propaganda  pela Fundação Armando Álvares Penteado (1980);  graduação em Curso de História pela Universidade  de  São  Paulo  (1984);  graduação  em  Curso  de  Licenciatura  pela  Universidade  de  São  Paulo  (1984).  Atualmente  é  professor  colaborador  Faculdades  Oswaldo  Cruz.  Tem  experiência  na  área  de  Antropologia,  com  ênfase  em  Teoria  Antropológica.  Atua no campo da História Social,  História  da  Arte  e  História  do  Brasil  contemporâneo.

Downloads

Publicado

2012-06-16

Como Citar

Afonso, E. J. (2012). O filme comercial hollywoodiano como fonte para a História<BR>The Hollywood film business as a source for History. Saber Humano: Revista Científica Da Faculdade Antonio Meneghetti, 2(3), 60–70. https://doi.org/10.18815/sh.2012v2n3.3

Edição

Seção

Artigo