Turnover empresarial: rotatividade de colaboradores e o impacto na fidelização dos clientes

Authors

  • Giovanna Alves Dellazzana Faculdade Antonio Meneghetti
  • Liége Alendes de Souza Faculdade Antonio Meneghetti
  • Mário Cipriani Faculdade Antonio Meneghetti
  • Marcelo Pastoriza Tatsch AMF/UFSM

Keywords:

Grupo Empresarial, Tournover, Ontopsicologia

Abstract

O objetivo do presente artigo é apresentar os resultados práticos da aplicação das teorias e conhecimentos apreendidos no MBA - Business intuition, realizado na Antonio Meneghetti Faculdade. O artigo é um trabalho colaborativo entre os três autores
e se refere a um estudo de caso realizado em uma empresa, aqui denominada empresa X, que atua na distribuição, para salões de beleza, dos produtos das marcas MAB e Joico Brasil. O problema identificado gira em torno da rotatividade dos colaboradores,
entendendo os proprietários que tal situação tem prejudicado o desenvolvimento de relações mais sólidas e fidelizadas com os clientes. Assim, a análise terá como matriz teórica a obra selecionada do professor Antonio Meneghetti. Para tanto, o método de
abordagem utilizado será o dedutivo, porquanto, a partir da leitura dos textos sobre a temática e sobre o fenômeno do tournover será possível compreender a realidade da empresa estudada. Como método de procedimento, serão utilizados o monográfico e o
estudo de caso, tendo em vista que a base doutrinária dará suporte ao estudo específico e compreensão do fenômeno que preocupa os sócios da empresa pesquisada. 

Author Biography

Marcelo Pastoriza Tatsch, AMF/UFSM

Formado em Administração pelo Centro Universitário Franciscano (UNIFRA), mestre em Engenharia de Produção e doutor em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), MBA Identidade Empresarial pela Antonio Meneghetti Faculdade (AMF) e Especialista em Ontopsicologia (AMF). Professor na Antonio Meneghetti Faculdade. 

References

BRAZÃO, E. Emprego da metodologia ontopsicológica na seleção de parceiros e colaboradores. Recanto Maestro, 2013.

Gestão e formação de pessoas em áudio. Podcast Formação e Gestão de pessoas. Intérprete: RICARDO SCHAEFER. Recanto Maestro, 2021. 1 áudio MP3 (17min25seg).

MARTINS, P. ANDREOLA, M. T. A contribuição da metodologia ontopsicológica no processo de seleção de pessoas. Recanto Maestro. 2014.

MENEGHETTI, A. Dicionário de Ontopsicologia. 2 ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2012.

MENEGHETTI, A. Psicologia Empresarial. 2.ed. São Paulo: FOIL, 2013.

MENEGHETTI, A. A Psicologia do Líder. 5. ed. Recanto Maestro: Ontopsicologica Editrice, 2013.

MENEGHETTI, A. Do humanismo Histórico ao Humanismo Perene. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2014.

MENEGHETTI, A. A riqueza como arte de ser. Recanto Maestro: Fundação Antonio Meneghetti, 2016.

MENEGHETTI, A. Sobre... Jovens e realidade cotidiana. Recanto Maestro: Ontopsicologica Editrice, 2020.

MENEGHETTI, A. Manual de Ontopsicologia. 4. ed. Recanto Maestro: Ontopsicologica Editrice, 2010.

SCHAEFER, R. Empreender como uma forma de ser, saber e fazer: o desenvolvimento da mentalidade e do comportamento empreendedores por meio da educação empreendedora. Tese de Doutorado. Santa Maria, 2018.

Published

2023-05-26

How to Cite

Alves Dellazzana, G., Alendes de Souza, L., Cipriani, M., & Pastoriza Tatsch, M. (2023). Turnover empresarial: rotatividade de colaboradores e o impacto na fidelização dos clientes. Saber Humano: Revista Científica Da Faculdade Antonio Meneghetti, 1(01). Retrieved from https://saberhumano.emnuvens.com.br/sh/article/view/604