Turnover empresarial: rotatividade de colaboradores e o impacto na fidelização dos clientes
Mots-clés :
Grupo Empresarial, Tournover, OntopsicologiaRésumé
O objetivo do presente artigo é apresentar os resultados práticos da aplicação das teorias e conhecimentos apreendidos no MBA - Business intuition, realizado na Antonio Meneghetti Faculdade. O artigo é um trabalho colaborativo entre os três autores
e se refere a um estudo de caso realizado em uma empresa, aqui denominada empresa X, que atua na distribuição, para salões de beleza, dos produtos das marcas MAB e Joico Brasil. O problema identificado gira em torno da rotatividade dos colaboradores,
entendendo os proprietários que tal situação tem prejudicado o desenvolvimento de relações mais sólidas e fidelizadas com os clientes. Assim, a análise terá como matriz teórica a obra selecionada do professor Antonio Meneghetti. Para tanto, o método de
abordagem utilizado será o dedutivo, porquanto, a partir da leitura dos textos sobre a temática e sobre o fenômeno do tournover será possível compreender a realidade da empresa estudada. Como método de procedimento, serão utilizados o monográfico e o
estudo de caso, tendo em vista que a base doutrinária dará suporte ao estudo específico e compreensão do fenômeno que preocupa os sócios da empresa pesquisada.
Références
BRAZÃO, E. Emprego da metodologia ontopsicológica na seleção de parceiros e colaboradores. Recanto Maestro, 2013.
Gestão e formação de pessoas em áudio. Podcast Formação e Gestão de pessoas. Intérprete: RICARDO SCHAEFER. Recanto Maestro, 2021. 1 áudio MP3 (17min25seg).
MARTINS, P. ANDREOLA, M. T. A contribuição da metodologia ontopsicológica no processo de seleção de pessoas. Recanto Maestro. 2014.
MENEGHETTI, A. Dicionário de Ontopsicologia. 2 ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2012.
MENEGHETTI, A. Psicologia Empresarial. 2.ed. São Paulo: FOIL, 2013.
MENEGHETTI, A. A Psicologia do Líder. 5. ed. Recanto Maestro: Ontopsicologica Editrice, 2013.
MENEGHETTI, A. Do humanismo Histórico ao Humanismo Perene. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2014.
MENEGHETTI, A. A riqueza como arte de ser. Recanto Maestro: Fundação Antonio Meneghetti, 2016.
MENEGHETTI, A. Sobre... Jovens e realidade cotidiana. Recanto Maestro: Ontopsicologica Editrice, 2020.
MENEGHETTI, A. Manual de Ontopsicologia. 4. ed. Recanto Maestro: Ontopsicologica Editrice, 2010.
SCHAEFER, R. Empreender como uma forma de ser, saber e fazer: o desenvolvimento da mentalidade e do comportamento empreendedores por meio da educação empreendedora. Tese de Doutorado. Santa Maria, 2018.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Giovanna Alves Dellazzana, Liége Alendes de Souza, Mário Cipriani, Marcelo Pastoriza Tatsch 2023

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.(Veja Política de Acesso Livre).