Estratégia empresarial: planejamento e implementação <BR>Corporate strategy: planning and implementation

Autores/as

  • Maria Alice Schuch Antônio Meneghetti Faculdade
  • Vera Lúcia Rodegheri Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC SP).

DOI:

https://doi.org/10.18815/sh.2011v1n1.15

Palabras clave:

estratégia, planejamento, implementação, líder, sucesso.

Resumen

A  pesquisa  tem  como  objetivo  investigar  a  visão  de  empresários  sobre  a  implementação do planejamento estratégico, sendo este um constante desafio na realidade das  organizações. Por meio do estudo etimológico e linguístico da palavra “estratégia” e de alguns  teóricos da área, analisa se os principais modelos utilizados em sua elaboração e práxis nas  empresas.  Este  trabalho  traz  indicativos  sobre  os  principais  problemas  decorrentes  da  implementação dessa estratégia, que, conforme a literatura e a prática de empresários impedem  a  consecução  dos objetivos. A  coleta  de  dados ocorreu  por  meio  de  entrevistas  com cinco  empresários que adotaram esta ferramenta de gestão a partir da metodologia FOIL. Conclui o  estudo que a metodologia FOIL seria uma proposta a ser considerada para que seja possível  atingir um maior sucesso na execução do planejamento estratégico.

Biografía del autor/a

Vera Lúcia Rodegheri, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC SP).

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC SP).

Publicado

2011-03-20

Cómo citar

Schuch, M. A., & Rodegheri, V. L. (2011). Estratégia empresarial: planejamento e implementação <BR>Corporate strategy: planning and implementation. Saber Humano: Revista Científica Da Faculdade Antonio Meneghetti, 1(1), 52–66. https://doi.org/10.18815/sh.2011v1n1.15

Número

Sección

Artigo