Estratégia empresarial: planejamento e implementação <BR>Corporate strategy: planning and implementation

Autores

  • Maria Alice Schuch Antônio Meneghetti Faculdade
  • Vera Lúcia Rodegheri Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC SP).

DOI:

https://doi.org/10.18815/sh.2011v1n1.15

Palavras-chave:

estratégia, planejamento, implementação, líder, sucesso.

Resumo

A  pesquisa  tem  como  objetivo  investigar  a  visão  de  empresários  sobre  a  implementação do planejamento estratégico, sendo este um constante desafio na realidade das  organizações. Por meio do estudo etimológico e linguístico da palavra “estratégia” e de alguns  teóricos da área, analisa se os principais modelos utilizados em sua elaboração e práxis nas  empresas.  Este  trabalho  traz  indicativos  sobre  os  principais  problemas  decorrentes  da  implementação dessa estratégia, que, conforme a literatura e a prática de empresários impedem  a  consecução  dos objetivos. A  coleta  de  dados ocorreu  por  meio  de  entrevistas  com cinco  empresários que adotaram esta ferramenta de gestão a partir da metodologia FOIL. Conclui o  estudo que a metodologia FOIL seria uma proposta a ser considerada para que seja possível  atingir um maior sucesso na execução do planejamento estratégico.

Biografia do Autor

Vera Lúcia Rodegheri, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC SP).

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC SP).

Downloads

Publicado

2011-03-20

Como Citar

Schuch, M. A., & Rodegheri, V. L. (2011). Estratégia empresarial: planejamento e implementação <BR>Corporate strategy: planning and implementation. Saber Humano: Revista Científica Da Faculdade Antonio Meneghetti, 1(1), 52–66. https://doi.org/10.18815/sh.2011v1n1.15

Edição

Seção

Artigo