Perceber-se e aprender-se: caminho para o autoconhecimento<br>To self perceive and self learn: path to self knowledge

Autores/as

  • Carla Sewald Vieira

DOI:

https://doi.org/10.18815/sh.2017v0n0.177

Palabras clave:

Percepção, arte & fazer, aprender, metanoia e autoconhecimento, Ontopsicologia.

Resumen

A percepção e aprendizagem são assuntos que foram tratados por tantos estudiosos e ainda hoje permanecem atuais, porque a vida é dinâmica, sendo preciso acontecer sempre uma atualização. E como tudo parte de como o indivíduo se conhece, o tema deste trabalho é “Perceber-se e aprender-se: caminho para o autoconhecimento”. Este tema nasceu à pesquisadora quando ela participou das oficinas de artes da disciplina “Arte e Cultura Humanista I”, que despertou nela percepções de como ela se conduz quando impacta uma novidade, verificando que algumas coisas não são funcionais à sua vida e percebendo que sempre é possível mudar para crescer. Assim, o objetivo desta pesquisa é estudar sobre a percepção como caminho de acesso para o homem aprender a si mesmo e ser aquilo que é. Buscou-se em alguns autores os seus estudos sobre o que é percepção, como e qual informação é percebida, se a informação percebida é útil e funcional à identidade da pessoa e estudou-se sobre a alternativa para o homem perceber-se exato: a metanoia, tema abordado pela Ciência Ontopsicológica. Foi também relatado o que a pesquisadora vivenciou e percebeu nas oficinas de artes. Na sequência do trabalho foi costurado o fazer (vivência nas oficinas) e a teoria tratada no capítulo de fundamentação teórica. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e a narrativa. O presente trabalho aponta para a importância do homem se perceber exato para ser aquilo que é e ser função sadia a si e à sociedade.

Citas

CHAUÍ, M. Convite à Filosofia. 14. ed. São Paulo: Editora Afiliada, 2012.

CHIKOTA, H. Disciplina Inteligência e Percepção. Anotações de verbais de aulas, disciplina realizada durante o Módulo II do Curso de Bacharelado em Ontopsicologia, Faculdade Antonio Meneghetti, 2016.

CHIKOTA, H.; POZZA, R. Da Intuição à autossabotagem: a pesquisa ontopsidológica nos correlatos neurofisiológicos do processo perceptivo-cognitivo do empreendedor. In: Fundação Antonio Meneghetti. Ontopsicologia Ciência Interdisciplinar. Volume I. Recanto Maestro, São João do Polêsine-RS, 2015, p. 25 – 57.

DEMO, P. Pesquisa e construção de conhecimento. 6. ed. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2004.

GERSON, M. D. O segundo cérebro. Rio de Janeiro: Editora Campus, 2000.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisas. 5. ed. São Paulo: Editora Atlas, 2010.

MASLOW, A. Diário de Negócios de Maslow. Organizado por Deborah C. Stephens. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2003.

MATIAS, H. E.; LIMA, J. D; GÓIS, P. L. Manuscritos: Como suporte histórico dos registros do conhecimento, da escrita à encadernação. Universidade Federal do Maranhão, Centro de ciência Sociais – Curso de Biblioteconomia, 2011. Disponível em: <http://rabci.org/rabci/sites/default/files/MANUSCRITOS.pdf>. Acesso em: 13 de jun. de 2016.

MENDES, A. Gestão do Conhecimento e Ontopsicologia. In: Fundação Antonio Meneghetti. Ontopsicologia Ciência Interdisciplinar. Volume I. Recanto Maestro: Fundação Antonio Menghetti, 2015, p. 181-196.

MENEGHETTI, A. Cozinha Viva. 2. ed. Recanto Maestro: Ontopsicologica Editrice, 2006a.

MENEGHETTI, A. Dicionário de Ontopsicologia. 2. ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2012.

MENEGHETTI, A. Imagem Alfabeto da Energia. 4. ed. Recanto Maestro: Ontopsicologica Editrice, 2006b.

MENEGHETTI, A. Manual de Ontopsicologia. 4. ed. Recanto Maestro: Ontopsicologica Editora Universitária, 2010.

MENEGHETTI, A. Nova Fronda Virescit. Introdução à Ontopsicologia para jovens. Vol. I. Recanto Maestro: Ontopsicologica Editrice, 2006c.

MENEGHETTI, A. Ontoarte: O Em Si da Arte. Florianópolis: Ontopsicologica Editrice, 2003.

MENEGHETTI, A. Ontologia da Percepção. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2015.

MENEGHETTI, A. Pedagogia Ontopsicológica. 3. ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2014.

MENEGHETTI, A. Projeto Homem. 3. ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2011.

MIRANDA, C. Disciplina Arte e Cultura Humanista I. Anotações verbais de aula, disciplina realizada durante o Módulo II do Curso de Bacharelado em Ontopsicologia, Faculdade Antonio Meneghetti, 2016.

OLIVEIRA, R. C. O trabalho do antropólogo. 2. ed. Brasília: Paralelo 15; São Paulo: Editora UNESP, 2000.

OSTROWER, F. Universos da Arte. 24. ed. Rio de Janeiro: Editora Campus, 2005.

ROGERS, C. R. Tornar-se Pessoa. 6. ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2009.

SAHAGOFF, A. P. Pesquisa Narrativa: uma metodologia para compreender a experiência humana. Artigo apresentado na XI Semana de Extensão, pesquisa e pós-graduação – SEPesq Centro Universitário Ritter dos Reis, 2015.

VIDOR, A. Opinião ou Ciência: tecnologia x vida. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2014.

ZAVALLONI, R. Educação e percepção. Petrópolis: Editora Vozes limitada, 1962.

Publicado

2017-02-16

Cómo citar

Vieira, C. S. (2017). Perceber-se e aprender-se: caminho para o autoconhecimento<br>To self perceive and self learn: path to self knowledge. Saber Humano: Revista Científica Da Faculdade Antonio Meneghetti, 42–59. https://doi.org/10.18815/sh.2017v0n0.177