Perceber-se e aprender-se: caminho para o autoconhecimento<br>To self perceive and self learn: path to self knowledge
DOI:
https://doi.org/10.18815/sh.2017v0n0.177Palavras-chave:
Percepção, arte & fazer, aprender, metanoia e autoconhecimento, Ontopsicologia.Resumo
A percepção e aprendizagem são assuntos que foram tratados por tantos estudiosos e ainda hoje permanecem atuais, porque a vida é dinâmica, sendo preciso acontecer sempre uma atualização. E como tudo parte de como o indivíduo se conhece, o tema deste trabalho é “Perceber-se e aprender-se: caminho para o autoconhecimento”. Este tema nasceu à pesquisadora quando ela participou das oficinas de artes da disciplina “Arte e Cultura Humanista I”, que despertou nela percepções de como ela se conduz quando impacta uma novidade, verificando que algumas coisas não são funcionais à sua vida e percebendo que sempre é possível mudar para crescer. Assim, o objetivo desta pesquisa é estudar sobre a percepção como caminho de acesso para o homem aprender a si mesmo e ser aquilo que é. Buscou-se em alguns autores os seus estudos sobre o que é percepção, como e qual informação é percebida, se a informação percebida é útil e funcional à identidade da pessoa e estudou-se sobre a alternativa para o homem perceber-se exato: a metanoia, tema abordado pela Ciência Ontopsicológica. Foi também relatado o que a pesquisadora vivenciou e percebeu nas oficinas de artes. Na sequência do trabalho foi costurado o fazer (vivência nas oficinas) e a teoria tratada no capítulo de fundamentação teórica. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e a narrativa. O presente trabalho aponta para a importância do homem se perceber exato para ser aquilo que é e ser função sadia a si e à sociedade.
Referências
CHAUÍ, M. Convite à Filosofia. 14. ed. São Paulo: Editora Afiliada, 2012.
CHIKOTA, H. Disciplina Inteligência e Percepção. Anotações de verbais de aulas, disciplina realizada durante o Módulo II do Curso de Bacharelado em Ontopsicologia, Faculdade Antonio Meneghetti, 2016.
CHIKOTA, H.; POZZA, R. Da Intuição à autossabotagem: a pesquisa ontopsidológica nos correlatos neurofisiológicos do processo perceptivo-cognitivo do empreendedor. In: Fundação Antonio Meneghetti. Ontopsicologia Ciência Interdisciplinar. Volume I. Recanto Maestro, São João do Polêsine-RS, 2015, p. 25 – 57.
DEMO, P. Pesquisa e construção de conhecimento. 6. ed. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2004.
GERSON, M. D. O segundo cérebro. Rio de Janeiro: Editora Campus, 2000.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisas. 5. ed. São Paulo: Editora Atlas, 2010.
MASLOW, A. Diário de Negócios de Maslow. Organizado por Deborah C. Stephens. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2003.
MATIAS, H. E.; LIMA, J. D; GÓIS, P. L. Manuscritos: Como suporte histórico dos registros do conhecimento, da escrita à encadernação. Universidade Federal do Maranhão, Centro de ciência Sociais – Curso de Biblioteconomia, 2011. Disponível em: <http://rabci.org/rabci/sites/default/files/MANUSCRITOS.pdf>. Acesso em: 13 de jun. de 2016.
MENDES, A. Gestão do Conhecimento e Ontopsicologia. In: Fundação Antonio Meneghetti. Ontopsicologia Ciência Interdisciplinar. Volume I. Recanto Maestro: Fundação Antonio Menghetti, 2015, p. 181-196.
MENEGHETTI, A. Cozinha Viva. 2. ed. Recanto Maestro: Ontopsicologica Editrice, 2006a.
MENEGHETTI, A. Dicionário de Ontopsicologia. 2. ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2012.
MENEGHETTI, A. Imagem Alfabeto da Energia. 4. ed. Recanto Maestro: Ontopsicologica Editrice, 2006b.
MENEGHETTI, A. Manual de Ontopsicologia. 4. ed. Recanto Maestro: Ontopsicologica Editora Universitária, 2010.
MENEGHETTI, A. Nova Fronda Virescit. Introdução à Ontopsicologia para jovens. Vol. I. Recanto Maestro: Ontopsicologica Editrice, 2006c.
MENEGHETTI, A. Ontoarte: O Em Si da Arte. Florianópolis: Ontopsicologica Editrice, 2003.
MENEGHETTI, A. Ontologia da Percepção. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2015.
MENEGHETTI, A. Pedagogia Ontopsicológica. 3. ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2014.
MENEGHETTI, A. Projeto Homem. 3. ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2011.
MIRANDA, C. Disciplina Arte e Cultura Humanista I. Anotações verbais de aula, disciplina realizada durante o Módulo II do Curso de Bacharelado em Ontopsicologia, Faculdade Antonio Meneghetti, 2016.
OLIVEIRA, R. C. O trabalho do antropólogo. 2. ed. Brasília: Paralelo 15; São Paulo: Editora UNESP, 2000.
OSTROWER, F. Universos da Arte. 24. ed. Rio de Janeiro: Editora Campus, 2005.
ROGERS, C. R. Tornar-se Pessoa. 6. ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2009.
SAHAGOFF, A. P. Pesquisa Narrativa: uma metodologia para compreender a experiência humana. Artigo apresentado na XI Semana de Extensão, pesquisa e pós-graduação – SEPesq Centro Universitário Ritter dos Reis, 2015.
VIDOR, A. Opinião ou Ciência: tecnologia x vida. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2014.
ZAVALLONI, R. Educação e percepção. Petrópolis: Editora Vozes limitada, 1962.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.(Veja Política de Acesso Livre).