Alimentação e Percepção<br>Feeding and Perception
DOI:
https://doi.org/10.18815/sh.2017v0n0.183Palabras clave:
alimentação, Ontopsicologia, critério.Resumen
A alimentação é uma necessidade ínsita a qualquer ser humano, pois o seu devir existencial no âmbito matérico necessita de um combustível para funcionar que é fornecido pelo alimento. Antes de analisar alguns aspectos da alimentação é importante verificar como a individuação humana percebe o mundo ao seu redor, pois tudo o que existe sempre se reporta ao conceito de informação. Somos informados e informamos o tempo todo, fazendo relação constante com o que está a nossa volta. Atualmente verifica-se um grande apelo midiático no que concerne à alimentação, direcionando aquilo que é saudável ou não para o sujeito e por sua vez o indivíduo segue essas orientações sem verificar por si mesmo se aquela determinada refeição é positiva ou negativa para o seu organismo. O Acc. Prof. Antonio Meneghetti, por meio da Ciência Ontopsicológica, também abordou a alimentação como um dos pontos fundamentais para a individuação humana, entendendo a informação base do próprio organismo para que após possa ser evidenciada a informação que cada alimento traz ínsito em si e assim dar uma dimensão positiva em âmbito biológico e metafísico ao ato de comer.
Citas
ARTUSI, P. L’arte di margiar bene. Manuale pratico per le famiglie. Milano: Antonio Vallardi Editore, 2009.
CLAYTON, D. J. Como ser saudável sem ser um chato! Uma dieta para pessoas como você. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006.
FERNÁNDES-ARMESTO. Comida uma história. Rio de Janeiro: Editora Record, 2004.
MENEGHETTI, A. Manual de Ontopsicologia. 4. ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2010a.
MENEGHETTI, A. A cozinha viva. 2. ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2010b.
MENEGHETTI, A. Ontologia da percepção. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2015.
MENEGHETTI, A. O monitor de deflexão na psique humana. 5. ed. Recanto, Maestro: Ontopisicologica Editrice, 2005.
SAVARIN, B. A fisiologia do gosto. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.(Veja Política de Acesso Livre).