SATISFAÇÃO DO USUÁRIO NO ATENDIMENTO DE SAÚDE NO SERVIÇO PÚBLICO BRASILEIRO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18815/sh.2021v11n18.480

Palabras clave:

satisfação do usuário, atendimento, saúde, serviço público, instrumento.

Resumen

O objetivo deste estudo é fazer um levantamento do estado da arte dos instrumentos que têm sido utilizados para estudar a satisfação no atendimento dos usuários do serviço público de saúde brasileiro. Para alcançar este objetivo foi realizada uma revisão sistemática integrativa da literatura. A pesquisa foi feita nas bases: SciELO, Scopus e Bireme, tendo no início 166 documentos, os quais após processo de seleção, obteve-se portfolio final de 18 artigos. Os textos foram categorizados por temas, sendo possível averiguar que os ambientes que ocorrem mais pesquisa de satisfação são nas Unidades de Atenção Primária, na Atenção Básica e Ambientes Hospitalares. Os instrumentos variaram desde questionários próprios sem validação, até questionários validados internacionalmente quanto nacionalmente. Por fim constatou-se que a satisfação do usuário no atendimento possui multidimensões, e que mesmo quando é difícil aferi-la, ela pode contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços prestados.

Biografía del autor/a

Aline Garcia Pereira, UFSC/PPGEP

Graduada em Tecnologia da Radiologia, pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC). Foi bolsista PIBIT-Cnpq durante o período de agosto de 2008 a julho de 2009, e bolsista PIBIC- Cnpq, no período de agosto de 2009 a julho de 2010. Trabalhou na Diretoria da Vigilância Sanitária de Santa Catarina, como Consultora Técnica Especializada no projeto SINAN (2010-2014). Fez mestrado em Engenharia de Produção na UFSC. Atualmente faz Doutorado em Engenharia de Produção UFSC e faz parte do Grupo de Pesquisa G-METTA- Grupo Multidisciplinar de Ergonomia do Trabalho e Tecnologias Aplicadas (UFSC-CNPq).

Lizandra Garcia Lupi Vergara, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - PPGEP

Arquiteta e Urbanista e Engenheira de Segurança do Trabalho, com Mestrado (2001) e Doutorado (2005) na área de Ergonomia pela Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora Associada na Graduação (DEPS) e Pós-graduação (PPGEP) na Engenharia de Produção e Arquitetura (PosARQ) da UFSC. Líder do grupo de pesquisa GMETTA - Grupo Multidisciplinar de Ergonomia do Trabalho e Tecnologias Aplicadas (UFSC-CNPq), e Ergonomista Pesquisadora (nível Senior) certificada pela Associação Brasileira de Ergonomia (ABERGO). Atua como Editora Chefe da Revista Iberoamericana de Engenharia Industrial - IJIE (Iberoamerican Journal of Industrial Engineering). Desenvolve pesquisas nas temáticas: Ergonomia na Saúde e Segurança, Acessibilidade, Tecnologias Assistivas, Lean-Ergonomics e Experiência do Usuário.

Lizandra Garcia Lupi Vergara, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - PPGEP

Arquiteta e Urbanista e Engenheira de Segurança do Trabalho, com Mestrado (2001) e Doutorado (2005) na área de Ergonomia pela Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora Associada na Graduação (DEPS) e Pós-graduação (PPGEP) na Engenharia de Produção e Arquitetura (PosARQ) da UFSC. Líder do grupo de pesquisa GMETTA - Grupo Multidisciplinar de Ergonomia do Trabalho e Tecnologias Aplicadas (UFSC-CNPq), e Ergonomista Pesquisadora (nível Senior) certificada pela Associação Brasileira de Ergonomia (ABERGO). Atua como Editora Chefe da Revista Iberoamericana de Engenharia Industrial - IJIE (Iberoamerican Journal of Industrial Engineering). Desenvolve pesquisas nas temáticas: Ergonomia na Saúde e Segurança, Acessibilidade, Tecnologias Assistivas, Lean-Ergonomics e Experiência do Usuário.

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Publicado

2021-07-19

Cómo citar

Pereira, A. G., Vergara, L. G. L., & Vergara, L. G. L. (2021). SATISFAÇÃO DO USUÁRIO NO ATENDIMENTO DE SAÚDE NO SERVIÇO PÚBLICO BRASILEIRO. Saber Humano: Revista Científica Da Faculdade Antonio Meneghetti, 11(18). https://doi.org/10.18815/sh.2021v11n18.480

Número

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Administração